Sexta-feira, 4 de abril de 2025 - 18h14

O 2º Festival de Peixes da Amazônia, que acontece de 16 a 21 de abril,
na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (RO), promete movimentar o
setor pesqueiro da região Norte. O evento reunirá especialistas, pescadores
esportivos e instituições de pesquisa para debater a pesca sustentável e a
valorização dos recursos naturais da Amazônia.
A programação contará com palestras de pesquisadores, empresários e
pescadores esportivos, abordando desde o potencial turístico da pesca até a
participação feminina nesse universo.
Pesca esportiva em pauta
Um dos destaques do evento será a palestra do advogado e pescador
esportivo Wladis Kucharski, que defenderá a ideia de que “Porto Velho é a
capital da pesca esportiva”. Para ele, a cidade tem um grande potencial a ser
explorado nesse segmento, atraindo turistas e movimentando a economia local.
Outra presença confirmada é a da pescadora esportiva Rafa Blenda, que abordará o tema “Mulheres na pesca”. Segundo ela, a participação feminina na pesca esportiva tem crescido nos últimos anos, e eventos como o Festival de Peixes da Amazônia são essenciais para fortalecer essa representatividade.

A programação também inclui uma roda de conversa com o pescador esportivo João Cordeiro, que falará sobre a “Pescaria dos gigantes de couro dentro da cidade de Porto Velho”. O debate trará detalhes sobre a pesca de espécies emblemáticas da Amazônia, como o jaú e a pirarara, ressaltando a importância da preservação desses peixes.
Para o empresário e pescador esportivo Anderson Guedes, que também é criador de conteúdo digital sobre o tema, o festival tem um papel fundamental para o setor. “Esse evento é relevante porque mostra a diversidade dos peixes e a importância dos vários setores envolvidos na pesca. É essencial conectar o desenvolvimento econômico e social com a sustentabilidade, com o ambiente e com a natureza, que são a base da pesca esportiva. Um evento como esse promove o debate e fortalece essa conexão.”
O 2º Festival Peixes da Amazônia é um evento da Interfrazão e Instituto Vamos Fazer, e na edição de 2025 tem a realização do Lei Paulo Gustavo e Sejucel Rondônia.
Com o patrocínio da Jirau Energia e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e tem o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Também conta com a participação de instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), FIMCA, Unama e Faculdade São Lucas, além de entidades como Faperon, Semagric, Biofisher, Rey do Peixe. Fazenda Juliana e escritório de assessoria jurídica Licitare.
A união desses setores fortalece a piscicultura regional e reforça o compromisso com o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
IV Fórum da Piscicultura de Rondônia debaterá estratégias para fortalecer a piscicultura em Rondônia
A piscicultura rondoniense estará no centro das discussões do IV Fórum da Piscicultura de Rondônia, que acontece no próximo dia 26 de junho, no Teat

ProAqua da UNIR fortalece piscicultura em Rondônia
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) retomou, no início de 2026, as atividades do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura (ProAqua)

Piscicultura sustentável avança com parceria entre Prefeitura e Unir
A Prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizaram uma reunião de alinhamento estratégico com foco no fortalecimento

Tambaqui do Vale do Jamari será apresentado em evento internacional no México
O Tambaqui produzido em Rondônia, símbolo de sabor e identidade amazônica, vai atravessar fronteiras. O peixe será apresentado no Encontro Bienal Or
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)