Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Piscicultura

Sebrae e parceiros realizam Dia de Campo em Piscicultura em Theobroma

Evento objetiva estreitar laços com produtores e autoridades para fomentar o mercado nacional e internacional do peixe tambaqui


Sebrae e parceiros realizam Dia de Campo em Piscicultura em Theobroma  - Gente de Opinião

A piscicultura em Rondônia é destaque não só no Brasil como também no exterior, fruto de uma estratégia de alcance de mercado muito assertiva entre entidades. Nos dia 1ª de setembro, em Foz do Iguaçu acontecerá o Festival Internacional do Tambaqui e no dia 4 de setembro, pela primeira vez, Serão assadas bandas de tambaqui de Rondônia em Nova York e em Paris. Esses foram alguns dos assuntos abordados no Dia de Campo realizado na última sexta-feira (19) na Fazenda Nova Aurora, em Theobroma. Compareceram ao evento representantes do Sebrae, do governo do estado, piscicultores, palestrantes e convidados. Os objetivos foram estreitar laços dos produtores de Rondônia e da bacia amazônica com autoridades locais e mostrar o que há de melhor na produção do tambaqui.

“Nosso papel é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do estado de Rondônia. Aqui está mais uma iniciativa muito importante, que é uma piscicultura que tem uma referência agora internacional, e estamos trabalhando justamente essa promoção de estímulo ao consumo do tambaqui. Um dia de campo como esse mobiliza todo um conjunto de produtores para podermos mapear, qualificar e assim aglutinar nas associações, nas cooperativas, porque com aglomeração produtiva a gente consegue alavancar o mercado do nosso pescado”, afirmou Samuel Almeida, diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia.

Para o presidente da Abratan (Associação dos Criadores de Tambaqui do Brasil) e também presidente da Comissão Nacional de Aquicultura e Pesca da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Francisco Farina, o evento é um pontapé inicial para o reconhecimento mundial do pescado regional, o tambaqui. “Hoje é um dos maiores dias de campo realizados no Brasil, com o objetivo de reunir a cadeia produtiva e as autoridades competentes, que vão nos trazer oportunidade e esclarecimento do desenvolvimento técnico e ferramentas para melhoria da produção do tambaqui, também com o objetivo de estarmos estreitando relações com o mercado nacional e internacional”, disse.

“Estamos aqui para levar conhecimento ao pequeno e médio produtor, mostrar o que temos de melhor em tecnologia desenvolvida pela Agro Fish Nova Aurora para realmente produzir um tambaqui com qualidade e sustentabilidade. E tudo isso graças a uma grande parceria da Acrepar e do Sebrae em Rondônia, que vem levando nosso tambaqui para o Brasil e para o mundo”, disse Edson Sápiras, vice-presidente da Acripar e piscicultor.

O evento foi realizado em uma parceria do Sebrae com a Acripar e a Agrofish Nova Aurora, além de ter sido apoiado por empresas e entidades públicas e privadas, após quase dois anos sem eventos do tipo, de maneira presencial. Mais de 1.300 pessoas estiveram presentes em Theobroma e saíram de lá com mais informações, orientações e a observação e boas práticas que podem e  devem ser aplicados e adaptados à suas realidades.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

IV Fórum da Piscicultura de Rondônia debaterá estratégias para fortalecer a piscicultura em Rondônia

IV Fórum da Piscicultura de Rondônia debaterá estratégias para fortalecer a piscicultura em Rondônia

A piscicultura rondoniense estará no centro das discussões do IV Fórum da Piscicultura de Rondônia, que acontece no próximo dia 26 de junho, no Teat

ProAqua da UNIR fortalece piscicultura em Rondônia

ProAqua da UNIR fortalece piscicultura em Rondônia

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) retomou, no início de 2026, as atividades do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura (ProAqua)

Piscicultura sustentável avança com parceria entre Prefeitura e Unir

Piscicultura sustentável avança com parceria entre Prefeitura e Unir

A Prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizaram uma reunião de alinhamento estratégico com foco no fortalecimento

Tambaqui do Vale do Jamari será apresentado em evento internacional no México

Tambaqui do Vale do Jamari será apresentado em evento internacional no México

O Tambaqui produzido em Rondônia, símbolo de sabor e identidade amazônica, vai atravessar fronteiras. O peixe será apresentado no Encontro Bienal Or

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)