Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A esquerda continua dividida para as eleições municipais em Rondônia


A esquerda continua dividida para as eleições municipais em Rondônia - Gente de Opinião

Milagre anunciado

Um milagre vai acontecer: amigos incondicionais da fauna e da flora amazônica vão aparecer como por magia em cada Município oferecendo soluções definitivas para todos os problemas acumulados e jamais resolvidos desde Francisco Orellana.

O espetáculo das soluções maravilhosas começou no momento em que o nobre parlamento nacional e o generoso governo pátrio, sob o silêncio de consentimento da Justiça soberana, determinaram um fantástico volume de recursos para o Fundão Eleitoral, que os partidos usam para manter e ampliar suas estruturas locais. Quase vinte deles não conseguiram escapar do bicho-papão das cláusulas de barreira (ou desempenho) impostas ao pleito de 2022. Isso significa dizer que haverá muito mais dinheiro para menos partidos: o Fundão agigantado será repartido apenas entre os felizes caciques das siglas (ou federações) que pularam as barreiras: nove partidos e três federações.

Muito mais dinheiro para as campanhas eleitorais significa promessas melhor apresentadas em peças de propaganda preparadas por especialistas em fazer os consumidores comprar margarinas, carros, planos de internet e apostar em jogos de azar. Atrás de cada propaganda haverá um truque psicológico, uma promessa que parecerá fácil de cumprir e muito autoelogio. Quem conseguir escapar ao hipnotismo de tanta propaganda prometendo milagres talvez consiga votar conscientemente.

.................................................................................................

Ato bolsonarista

Nos estados as lideranças conservadoras se movimentam para lotar as dependências da Av. Paulista, em São Paulo, no Ato Pró-Bolsonaro programado para acontecer no próximo dia 25. Os grupos evangélicos sob o comando do missionário Silas Malafaia se unem para formar caravanas. Os caminhoneiros, onde uma grande parte apoiou o ex-presidente na última eleição também se movimentam, embora a entidade esteja dividida se participam ou não do evento. De Rondônia, uma grande caravana está se formando para prestigiar o mito que vivencia um momento difícil depois perder a elegibilidade para 2026.

Crise aérea

Com as suspensões dos voos diretos em Porto Velho a partir de março para Manaus, agrava-se a crise aérea em Rondônia. Nosso estado mantém grande intercâmbio com as duas praças, o setor de turismo, será muito prejudicado e a capital rondoniense perdendo espaço. Até agora as classes políticas e empresariais rondonienses não mostraram força para reverter a medida tão prejudicial. Apelou-se também para a justiça, mas até agora nada de concreto em favor dos passageiros que vem sofrendo as consequências da redução dos voos –como também os preços das tarifas astronômicos – desde o ano passado.

Prós e contras

Nos primeiros movimentos visando as eleições municipais em Porto Velho a coisa vai se encaminhando para uma polarização entre a candidata do prefeito Hildon Chaves (PSDB), a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Progressistas) e do governador Marcos Rocha (União Brasil) Fernando Máximo. Mariana com rejeição do segmento evangélico e Máximo não aceito pelo movimento gay oportunizam o surgimento de uma terceira via. Estão na fila para se tornarem também opções a esta polarização, também Leo Moraes (Podemos), Marcelo Cruz (Patriota) e Cristiane Lopes (União Brasil).

Esquerda dividida

Devastada pelos conservadores últimos pleitos a esquerda continua dividida para as eleições municipais em Rondônia. A situação mais complicada é em Porto Velho, onde não não prosperaram as primeiras tratativas para um entendimento entre o PT, MDB, PSOL, PSB, PSTU, PC do B e tantas outras legendas do segmento. Apagar as fogueiras de vaidade é preciso e se unir numa única candidatura a prefeito é um desafio, já que o PT nacional projeta o lançamento de candidaturas próprias em todas as capitais e o mesmo pretende o PSB e o MDB, seguindo o mesmo caminho. Sem nome de consenso, a esquerda se encaminha para levar mais uma peia dos bolsonaristas.

As articulações

Nos bastidores já começaram as articulações em torno de uma aliança do MDB e partidos de esquerda. Mesmo liderando a base de Lula em Rondônia, o senador Confúcio Moura ainda não encontrou um nome competitivo que seja de consenso para unificar as agremiações anti-bolsonaristas. Mesmo porque o próprio Confúcio enfrenta dissidências no seu partido, que tem dois deputados federais bolsonaristas de carteirinha, inclusive o presidente estadual do partido, deputado federal Lucio Mosquini. É uma baita ironia, o MDB liderando a base de Lula em Rondônia.

 

Via Direta

*** Na corrida por busca de reforços para a campanha 2024 a prefeitura de Porto Velho, a pré-candidata Mariana Carvalho (Progressistas) recebeu o apoio do xerife Bruno Mendes, do Avante *** Mariana também terá o apoio do ex-senador Expedito Junior, do PSD, que é um partido da base aliada do prefeito Hildon Chaves *** Meus parabéns ao braço social da OAB-RO desenvolvendo ações de grande importância em Porto Velho. Comemorando 50 anos, a entidade mostra seu compromisso com a população ***Os garimpeiros de Rondônia estão revoltados com Lula pelas medidas de fiscalização adotadas contra o garimpo de ouro no Rio Madeira e demais igarapés da região. E cobram picanha mais barata, prometida por Lula.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari

Olhos abertos, controle dos partidos, presença garantida e sujeito a mudanças

Olhos abertos, controle dos partidos, presença garantida e sujeito a mudanças

Difícil entenderAs preocupações da humanidade na era pré-internet se concentravam nos limites da família e da aldeia. Os problemas estaduais, nacio

Reforçar a soberania, posição de Léo Moraes e Expedito Neto está perdendo terreno na disputa pelo governo de Rondônia

Reforçar a soberania, posição de Léo Moraes e Expedito Neto está perdendo terreno na disputa pelo governo de Rondônia

Reforçar a soberaniaA palavra “soberania” enche a boca de quem a pronuncia. É um valor tão importante que confere honra a quem a pronuncia, pois de

A falta de mobilização de Pedro Abib do MDB e a mulherada aposta no aumento do poder feminino

A falta de mobilização de Pedro Abib do MDB e a mulherada aposta no aumento do poder feminino

Não voltaQuem se aprofunda no conhecimento sobre a Amazônia se surpreende ao verificar uma dupla ocorrência. Por um lado, há uma devastação cuja per

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)