Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Começou a temporada de pesquisas fajutas


Começou a temporada de pesquisas fajutas - Gente de Opinião

Estado de guerra

Há quase uma terceira guerra mundial se desenhando no hemisfério Norte como consequência do prolongamento excessivo do conflito na Ucrânia. O desenho pode se completar com uma reação agressiva da Otan ao recente acordo militar entre Rússia e Coreia do Norte.

No hemisfério do Sul também há uma guerra e ela envolve 28 milhões de guerreiros contra a destruição ambiental e a suavização do clima, a valer comparação feita por Mariano Cenamo, diretor de novos negócios no Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia).

“A luta aqui é travada nas trincheiras e no front de batalha, geralmente sob um sol de 40 graus”, escreveu ele em artigo no qual sustenta que a presença indígena em diversos espaços é essencial à conservação ambiental e ao bem-viver das populações. “A partir de Amazônia, o Brasil pode se tornar uma grande potência mundial”, defende, “mas, por enquanto, somos apenas uma promessa e estamos atuando para mudar isso”.

É o caso, pois, de reforçar o exército de combatentes unindo à luta pesquisadores, empreendedores, filantropos, líderes sociais, banqueiros, investidores, ONGs e políticos interessados na Amazônia. As armas devem ser as novas tecnologias, a inovação, o financiamento público e privado, a bioeconomia e a geração de receita a partir da conservação da floresta.

.............................................................................................

Para motivação

Enquanto a campanha 2024 não esquenta, os pré-candidatos à prefeitura de Porto Velho seguem fazendo pequenas reuniões em suas casas, até como forma de economizar. Com café da manhã como atrativo, as reuniões servem para motivar a militância e os candidatos a vereança das chapas em coalizão. Neste particular, a candidata do MDB Euma Tourinho, opta como diretriz as suas reuniões no diretório do partido o que considero canal mais apropriado para a encontros políticos, portanto acertada a decisão do presidente do diretório municipal Williames Pimentel.

Pesquisas fajutas

Começou a temporada de pesquisas fajutas mesmo antes das convenções partidárias que serão iniciadas em julho para a homologação das candidaturas a prefeitos, vices e vereadores. O problema é que quando um político com interesse no pleito lança pesquisa fria, vem logo outros projetando umas três mais fajutas ainda em seguida e a coisa se espicha numa disputa inconsequente de números manipulados. Nas reviravoltas ocorridas em Porto Velho nenhum instituto conseguiu acompanhar jornadas vitoriosas, já que se dedicavam a missas encomendadas.

Clãs em guerra

Como naquelas guerras medievais, onde clãs se digladiavam, os agrupamentos políticos rondonienses se preparam para entrar em pelejas eleitorais em Rondônia. O clã Cassol, com interesses nas disputas em Rolim de Moura, sede da família. O clã Donadon voltado a se reabilitar em Vilhena e estender seus domínios a Colorado do Oeste, onde já predominou certo tempo. O clã dos Muletas em Jaru, aposta na sua recuperação em toda a bacia leiteira, depois perdido o domínio feudal para Joãozinho Gonçalves. Haja clãs formados e tantos outros em formação.

Pulando cirandinha

Em Porto Velho, os clãs Chaves e Carvalho estão unidos pela eleição da ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil), pilotando uma constelação de partidos, como Republicanos (que os Carvalhos se adonaram), o PSD de Expedito Junior, o PSDB de Fabricio Jurado, ligado ao clã dos Chaves e deve integrar o agrupamento no mesmo palanque o PL dos senadores Marcos Rogerio e Jaime Bagatoli e o deputado federal Coronel Crisostomo. Todos pulando cirandinha no mesmo palanque. Dizem que muitos tigres no mesmo capão dá confusão. Não é o caso?

Projeções equivocadas

Se tem coisa dado errado na prefeitura de Porto Velho são suas projeções de inaugurações de obras importantes. Tem tudo a ver com as empreiteiras contratadas que não cumprem contratos. Primeiro foi o caso da Amazon Forte nas reformas da estação da estrada de ferro Madeira Mamoré, com vários eventos postergados e até hoje a obra não está concluída, mas já em funcionamento. Agora o problema é com a Madecon, dona de contratos vultuosos de pavimentação em Porto Velho, que pede revisão de valores e mais prazo para concluir a estação rodoviária.  Aqueles denominados como os “contras” tinham razão quando falavam de empreiteiras sujas nestas bandas, duvidando dos prazos anunciados... 

Via Direta

*** Como já foi divulgado, com a possível queda do deputado federal Eurípedes Lebrão, com base no Vale do Guaporé, pode ascender ao cargo o vereador Rafael Fera, pré-candidato a prefeito em Ariquemes *** Fera é um osso duro de roer, como era o ex-senador e ex-prefeito Ernandes Amorim nas décadas passadas, hoje mais pacífico, tentando voltar ao cenário político no Vale do Jamari onde foi dominante *** Amorim, que foi um grande de defensor dos pobres e oprimidos parceleiros e garimpeiros  nos anos 90 atualmente  é um próspero fazendeiro no Vale do Jamari  e sonha em voltar ao Paço Municipal de Ariquemes com uma vitória na eleição de outubro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari

Olhos abertos, controle dos partidos, presença garantida e sujeito a mudanças

Olhos abertos, controle dos partidos, presença garantida e sujeito a mudanças

Difícil entenderAs preocupações da humanidade na era pré-internet se concentravam nos limites da família e da aldeia. Os problemas estaduais, nacio

Reforçar a soberania, posição de Léo Moraes e Expedito Neto está perdendo terreno na disputa pelo governo de Rondônia

Reforçar a soberania, posição de Léo Moraes e Expedito Neto está perdendo terreno na disputa pelo governo de Rondônia

Reforçar a soberaniaA palavra “soberania” enche a boca de quem a pronuncia. É um valor tão importante que confere honra a quem a pronuncia, pois de

A falta de mobilização de Pedro Abib do MDB e a mulherada aposta no aumento do poder feminino

A falta de mobilização de Pedro Abib do MDB e a mulherada aposta no aumento do poder feminino

Não voltaQuem se aprofunda no conhecimento sobre a Amazônia se surpreende ao verificar uma dupla ocorrência. Por um lado, há uma devastação cuja per

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)