Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

NOMÓLOGO POR MONÓLOGO


 Felipe Azzi
 

                            A discussão navegava na maré de sinônimos e antônimos, no pátio do Ginásio Paulo Saldanha, ainda improvisado nas pioneiras dependências do Grupo Escolar Simon Bolívar, nos idos de 1958.

                           VESPÚCIO – AMÉRICO VESPÚCIO DA MATA MALTEZ – primo inter paris dos estudiosos guajarinos, pergunta a GASPARINO – NELSON GASPARINO TRISTÃO DO AMPARO – o sinônimo de nomólogo. GASPARINO, ajeitando a guarnição das orelhas, responde que é monólogo, ou seja, o termo que diz da mania que o sujeito tem de falar sozinho. VESPÚCIO, chacoalhando as medalhas de premiação, acumuladas em períodos letivos anteriores, corrige, esclarecendo que é nomologista, isto é, a pessoa que escreve sobre leis.

                         – Mas... Eu não sou advogado... Como poderia saber disso? Interpôs GASPARINO.

                         – Pois devia saber... É tão corriqueiro... Qualquer néscio sabe disso!  Afirmou VESPÚCIO.

                          – Mais uma razão para eu não saber... Pois eu não sou Néscio!... Eu sou Nelson, Nelson Gasparino Tristão do Amparo. Determinou GASPARINO.

                            Foi quando o professor ALMERÊNCIO TORQUATO CRESPO meteu a sua colher no destemperado angu, dizendo:

                          – Santa ignorância!...

                           A plateia, reunida em semicírculo no local, se manifestou com alvoroçados urras e risos, ao que NELSON GASPARINO disse:

                          – Estou recepcionado!...

                          – Decepcionado, você quer dizer?!... Em dúvida, perguntou o professor.

                           – Não... é recepcionado mesmo!... Nunca imaginei que tantos me saudassem calorosamente. Concluiu GASPARINO.

                               A sirene do horário emitiu o seu canto, anunciando o reinício das aulas do dia, que talvez produzissem material para novos diálogos pitorescos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

2ª Edição do Empreende Pet tem primeiro dia de sucesso e continua neste sábado (27) no Parque Alternativo

2ª Edição do Empreende Pet tem primeiro dia de sucesso e continua neste sábado (27) no Parque Alternativo

A 2ª edição do Empreende Pet começou com o pé direito na noite de ontem (26), no Espaço Alternativo (Parque Alternativo), e já é considerada um suce

2ª Edição do Empreende Pet começa nesta sexta (26) no Parque Alternativo com programação gratuita

2ª Edição do Empreende Pet começa nesta sexta (26) no Parque Alternativo com programação gratuita

Começa nesta sexta-feira (26), a partir das 17h, a 2ª edição do Empreende Pet no Espaço Alternativo (Parque Alternativo) , na Avenida Governador Jor

Aberto à comunidade, Arraial do MPRO terá apresentações culturais e espaço infantil gratuito

Aberto à comunidade, Arraial do MPRO terá apresentações culturais e espaço infantil gratuito

Em mais um momento de integração com a comunidade, o tradicional Arraial do MPRO será realizado na próxima sexta-feira (26/6), em área lateral ao pr

Inversão de papéis: adultos também precisam estimular o cérebro para poder cuidar de seus pais no processo de envelhecimento

Inversão de papéis: adultos também precisam estimular o cérebro para poder cuidar de seus pais no processo de envelhecimento

A sobrecarga de responsabilidades recaí, principalmente, entre as mulheres. E não tem sido diferente quando os filhos precisam cuidar dos pais que e

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)