Terça-feira, 12 de agosto de 2014 - 20h01
Felipe Azzi
Tinha a mania de querer voar. Parecia até filhote de pássaro. Não podia ver uma rampa elevada, ou mesmo um ponto mais alto na cidade, lá estava ARÚBIO FEITOSA, envelopado em asas de papelão, pronto para dar o salto para a história.
Com esse espírito alado, ganhou as alturas das torres da Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, propalando para quem quisesse ouvir:
– Vou voar minha gente!... Vou ganhar os espaços em honra do maior brasileiro já existido, o inventor ALBERTO SANTOS DUMONT.
Logo, a cidade toda, acorreu à jurisdição da Catedral, o povo todo, tendo à frente o Prefeito JUSTINO CRESCÊNCIO BEDESLAU, acompanhado da pessoa de ALTAMIRANDO PRAXEDES VAGOMESTRE, provedor da Santa Casa de Misericórdia, e mais uma resma de adjuntos subalternistas, sempre prontos para o ofício de puxar alguma coisa disponível ou indisponível.
Nesses entrementes, ARUBINHA, já no pico de uma das torres, deu de fazer sinalefas, pula não pula, vai não vai, quando, dos confins do bar da esquina, saiu o empurrão que faltava, encharcado de cachaça, de TERÊNCIO “ENGOLE MACIO”, assim encorajado:
– Vai, ARUBINHA... Voa de aeroplano!... Confirma para esses gringos americanos o que todo mundo já sabe... Que essa inventoria de avião é coisa de brasileiro, inaugurada pelo Doutor Santos Dumont, na tal da França!... Não tenha cuidado com a comadre e com os barrigudinhos... A “pensão” da municipalidade dará amparo a eles. Salta ARUBINHA, e voa feito anjo no céu!...
ARUBINHA saltou e virou anjo mesmo. O seu enterro foi concorrido. Teve até a participação da Força Aérea Brasileira, na pessoa do Brigadeiro XENOFONTE ARCELINO GUARACIABA, herói da II Guerra Mundial, comandando a banda “Asas da Glória”, que executou com mestria o “Hino dos Aviadores”.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A 2ª edição do Empreende Pet começou com o pé direito na noite de ontem (26), no Espaço Alternativo (Parque Alternativo), e já é considerada um suce

2ª Edição do Empreende Pet começa nesta sexta (26) no Parque Alternativo com programação gratuita
Começa nesta sexta-feira (26), a partir das 17h, a 2ª edição do Empreende Pet no Espaço Alternativo (Parque Alternativo) , na Avenida Governador Jor

Aberto à comunidade, Arraial do MPRO terá apresentações culturais e espaço infantil gratuito
Em mais um momento de integração com a comunidade, o tradicional Arraial do MPRO será realizado na próxima sexta-feira (26/6), em área lateral ao pr

A sobrecarga de responsabilidades recaí, principalmente, entre as mulheres. E não tem sido diferente quando os filhos precisam cuidar dos pais que e
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)