Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

TURBINAS DE SANTO ANTONIO ATINGEM 75% DA CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA


 TURBINAS DE SANTO ANTONIO ATINGEM 75% DA CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA - Gente de Opinião

A Usina de Santo Antonio começou a fazer os testes com água e hoje à tarde (21/12) atingiu a marca de 75% de capacidade das turbinas em rotação.

Os testes com água apesar de não produzirem energia elétrica, repetem as mesmas condições a que serão submetidas as turbinas durante toda a vida da usina. “Estamos fazendo testes que são imprescindíveis e iremos continuar, mas tudo está absolutamente perfeito. É como se um avião estivesse parado na cabeceira da pista com turbinas girando antes que a aeronave seja liberada para rodar e alçar vôo”, explica um eufórico técnico da Usina Santo Antonio.

A previsão para se atingir 100% da turbina em teste pode ocorrer a qualquer momento, mas os técnicos se debruçam sobre todas as variáveis e análises que são necessárias e importantes para se fazer a conexão final e promover a geração.

Com a ligação oficial que irá acontecer no dia 28 de dezembro a Usina Santo Antonio iniciará a geração dos primeiros megawatts de energia limpa a partir do Rio Madeira, um ano antes do tempo previsto no contrato.


Fonte: Léo Ladeia
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carnes brazukas vetadas pela Europa

Carnes brazukas vetadas pela Europa

“Sabedoria se é demais vira bicho e come o sabido”, diz Zé de Nana. Argentina e Brasil lutaram pelo Mercosul, ideia surgida em 1980 e firmada por Sa

Enfim a união da esquerda e direita

Enfim a união da esquerda e direita

Momos, a deusa da ironia se superou ao usar áudios do IntercePT, financiado pelo PCC, para juntar direita e esquerda na lata de lixo do Vorcaro e ma

Raul Seixas e a Lei Maquila: a vida imita a arte

Raul Seixas e a Lei Maquila: a vida imita a arte

Em 1983 Raul Seixas e Marcelo Nova irados com o uísque falsificado que detonava o fígado, (*)utos com a porcaria do mercado cultural e a caótica pol

Flávio Bolsonaro, o irmão de Vorcaro

Flávio Bolsonaro, o irmão de Vorcaro

O PT buscava uma palavra que colasse o Master a Bolsonaro sem sucesso. A bem da verdade nem havia a possibilidade. O rolo Master vem da Bahia com as

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)