Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CORREÇÕES FEITAS POR QUEM LEU



Lúcio Albuquerque
 

A série 1964 em Rondônia certamente foi do que escrevi o mais comentado, cobrado e debatido comigo. O que está ali é fruto daquilo que tomei conhecimento através de não sei quantas entrevistas, muitas conversas e leitura de assuntos sobre o tema. Pedi a algumas pessoas que fizessem correções. Três delas responderam.

Sobre a lendária figura do capitão Sílvio Gonçalves de Faria, que coordenou a equipe responsável pela implantação do projeto Fundiário Rondônia, e seu envolvimento na eleição para deputado federal em 1978 o agrônomo e escritor José Lopes de Oliveira disse:

            Em abril de 1977 quando cheguei no INCRA, o Capitão Silvio já tinha deixado o órgão. Não sei se ele saiu ou foi dispensado nos primeiros meses do ano de 1977 ou se foi ainda em 1976. Mas, quem era o chefão do INCRA em 1977 quando cheguei era o senhor BERNARDES MARTINS LINDOSO, irmão do senhor JOSE LINDOSO, este, me parece que na época Governador do Estado do Amazonas.

Em 1977 o INCRA em Rondônia era uma Divisão Técnica subordinada a Coordenadoria do INCRA do Acre. E em 1978 ainda era o LINDOSO, ano em que foi criada a Coordenadoria Especial do INCRA do Território Federal de Rondônia - CTR, onde o LINDOSO foi o 1º Coordenador.

Então meu caro Lucio, em 1978 quem chefiava o INCRA não era o Capitão Silvio. Aliás, é até preciso conferir o ano que faleceu o Capitão (acho que foi em 1978 - acho que quando o Teixeirão assumiu em 1979 o Capitão já tinha falecido).

CORREÇÕES FEITAS POR QUEM LEU - Gente de Opinião

Livro de José Lopes é a principal
obra o trabalho capitão Sílvio

   

            Em 1978, eu recebi do LINDOSO o comando para apoiar o ISAC NEWTON, igualmente todos os executores do INCRA, na época, dos Projetos Fundiários Gujara Mirim; Jarú Ouro Preto (Ji Paraná), Corumbiara (Pimenta Bueno onde o executor era o Paulinho), bem como dos Projetos de Colonização: PAD´s Burareiro e Marechal Dutra com sede em Ariquemes; dos PIC's: Gy Paraná, com sede em Cacoal e que eu era o Executor; Sidney Girão hoje no Municipio de Nova Mamoré; Padre Adholpho Rohl com sede em Jarú; Ouro Preto, com sede em Ouro Preto do Oeste; Paulo Assis Ribeiro, com sede em Colorado D'Oeste. Então, foram 10 executores do INCRA no interior do TFRO que foram intimados a apoiar o ISAC.

Em Cacoal, eu e o Reginaldo Joca fizemos uma maratona percorrendo a área rural do PIC GY PARANÁ, cujo território tinha cerca de 500 mil hectares e quase 5 mil famílias assentadas. Assim, percorremos muitos quilômetros de estradas, eu e o Prefeito Joca, pedindo voto para o ISAC, com uma diferença, eu não fazia ameaça aos colonos, de que não receberiam os títulos das terras se não votassem no ISAC.

O Odacir perdeu a eleição com essa mobilização do Guedes que se juntou ao INCRA, isso é pacífico entre nós que vivemos o processo.

                Nota: a citação do nome do capitão Sílvio na coordenação da eleição de 1978 foi feita pelo funcionário aposentado do INCRA Paulo Roberto, o Paulinho do INCRA, coordenador do órgão na região de Cacoal a todo o cone sul rondoniense.

                O advogado Amadeu Machado esclareceu a data da morte, por malária, do capitão Sílvio: no dia 9 de outubro de 1978.

                Citei que as prisões de membros do governo foram feitas durante o dia. O comerciante José Oliveira Barroso, o Carmênio, que estava à frente da prefeitura porto-velhense no final de março de 1964, disse que ele e outros membros da administração foram detidos em sua casa na madrugada de 31 de março a 1º de abril.

CORREÇÕES FEITAS POR QUEM LEU - Gente de Opinião

Carmênio, um dos prejudicados
por 1964 em Rondônia

            Uma patrulha mista de policiais da Guarda Territorial e da 3ª Companhia de Fronteiras foram me buscar em casa eram 3 da manhã. Fui levado para o Palácio do Governo e ali fiquei detido até 10 horas da manhã. Respondi a três IPM – Inquérito Policial Militar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)