Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JULHO


DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JULHO - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1915 – Inaugurada em Porto Velho a primeira escola pública mista, dirigida pela professora Tevelinda Guapindaia.

1915 – O prefeito Guapindaia Brejense inaugura a capela do cemitério dos Inocentes. 

1946 – Agenda do governador Joaquim Rondon em Guajará-Mirim: Reorganização do hospital, compra de um monomotor para o aeroclube de Porto Velho, instalar um restaurante popular. Na volta ele visita Fortaleza do Abunã. 

1951 – Pela 1ª vez uma equipe da guarnição do EB sediada no Território vai participar da Olimpíada Regional Militar, em Manaus mês que vem.

1967 – O melhor conjunto musical da Amazônia, “Os Bárbaros” (AC), faz duas apresentações em Porto Velho. 

1981 – O governo do Território inicia um programa de melhoria no atendimento ao público pelo servidor público. O lema é “Ele paga nosso salário e deve ter melhor atendimento”.

1988 – Enquanto cresce o nome de Chiquilito Erse (PFL) para disputar a prefeitura da capital, o PMDB tem uma briga interna. Em Ji-Paraná o nome mais forte é do ex-deputado José Bianco. 

HOJE É

Dia do Agricultor. Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Dia Mundial da Conservação da Natureza. 

Católicos celebram São Vitor I, São Nazário e São Celso – mártires,

BRASIL

1938 – Morre Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (n. 1898), morre em tiroteio em Angicos (SE). 1823 — Guerra de Independência do Brasil: Portugueses se rendem no Maranhão. 1919 – Epitácio Pessoa (1865/1942) assume a Presidência da República. 

MUNDO

1750 – Morre Johann Sebastian Bach (n. 1685), compositor, obras: Missa em Si menor, Paixão segundo São Mateus etc.

FOTO DO DIA

PAIXÃO PELA AMAZÔNIA

Em outubro de 1980 o padre francês Geraldo Verdier tomou posse como bispo da diocese de Guajará-Mirim. “Sou um bispo sem padres”, foi como se apresentou  na reunião da CNBB. Eram só 4 para toda a fronteira com a Bolívia.

É comum na Amazônia, quando se quer conhecer uma região recorrer-se a obras com assinatura de religiosos. Na diocese de Porto Velho, a sugestão é “Os Desbravadores”, assinado pelo padre Vitor Hugo. 

Na região da diocese de Guajará-Mirim, cuja igreja-matriz é dedicada à Nossa Senhora do Seringueiro, é o livro “Paixão pela Amazônia – Diocese de Guajará-Mirim: uma igreja missionária”, assinado pelo bispo D. Geraldo Verdier.

A diocese, cuja sede é em Guajará, abrange os rios Guaporé e Mamoré, e tributários, desde Nova Mamoré até Cabixi. Não há barco ou linha aérea, regular entre as duas cidades. Por estrada são mais de 700 KM, e quase um dia de estrada.

Dom Geraldo João Paulo Roger Verdier (1937/2017), religioso francês, sucedeu D. Francisco Xavier Rey como bispo daquela região.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)