Quarta-feira, 16 de novembro de 2022 - 06h05

COMEMORA-SE
Dia Nacional da Amazônia Azul, Dia do Não Fumar, Dia Internacional da Tolerância (ONU), Dia Nacional dos Ostomizados, Dia Nacional de Atenção à Dislexia,
Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Dia Nacional do Policial Federal.
Católicos lembram São Mateus Evangelista, Santa Margarida da Escócia. Santa Gertrudes, Santa Inês de Assis. Santo Hugo de Lincoln. São Elfrico de Abingdon (Anglicanos e Ortodoxos)
RONDÔNIA
1916 – Fundada a 1ª entidade das artes cênicas, em Porto Velho, a Associação Dramática, Recreativa e Beneficente.
1955 - O governador do Território do Guaporé José Ribamar de Miranda, por telegrama, elogia o Ministro da Guerra Henrique Lott, pela ação contra o golpe contrário à posse do presidente JK.
1973 – O Basa inaugura sua agência em Ji-Paraná.
BRASIL
1894 — Nasce Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra que em 1955 desarticulou golpe cívico-militar contra posse do presidente JK (m. 1984). Em 1955 - Inicia a 1ª Feira do Livro de Porto Alegre.
MUNDO
1855 — O explorador David Livingstone descobre as Cataratas de Vitória no que é hoje a Zâmbia-Zimbábue. 1938 — O químico Albert Hofmann sintetiza o LSD pela 1ª vez. 1945 — Fundação da Unesco. 1965 – A espaçonave Vênus III, da pela União Soviética, pousa em Vênus, a 1ª nave a aterrissar em outro planeta.
FOTO DO DIA
Poucos sabiam seu nome de batismo: Cráutida de Souza, mas poucos moradores de Porto Velho até o final dos anos 1990, poderiam dizer que nunca ouviram falar da “Dona Cotinha” (FOTO), a benzedeira e parteira no Bairro do Areal, a cujas mãos e orações recorriam muitas pessoas, um coração enorme, como tantas outras pessoas que, e lamentavelmente, estão deixando de existir, rezavam, e poucos ainda existem. “Dona Cotinha tinha um coração enorme atendia a qualquer um até na madrugada. Rezava contra: quebranto, espinhela caída, dor se cabeça, de dente e tudo que era dor. Colocava a criança na posição certa dentro do ventre, pegava desmentiduras, luxações e carne trilhada. Mas o ponto forte era tirar, através de reza, as espinhas de peixe atravessadas nas gargantas dos beradeiros. Faleceu em 1998”, lembrou uma de suas clientes, Joelma Rodrigues no site Saudosismo portovelhense.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)