Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE AGOSTO!


O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia da Santa Casa de Misericórdia. Dia das Gestantes. Dia dos Solteiros. Dia da Informática.

Católicos lembram Assunção de Nossa Senhora, mãe de Jesus. São Tarcísio. São Stanislau Kóstka.

RONDÔNIA

Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (incluiria a seguir o “da Silva”) que, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região da fronteira.

BRASIL

1825 – Nasce 1825 — Bernardo Guimarães, um dos grandes clássicos da literatura brasileira, “A Escrava Isaura”. 1909 – Morre  Euclides da Cunha, escritor e jornalista brasileiro, autor de “Os Sertões”. 2007 – Morre Joel Silveira, jornalista que historiou a FEB na II Guerra Mundial. 

MUNDO

718 — Fim do segundo cerco árabe de Constantinopla. 1248 — Inicia construção da Catedral de Colônia (Alemanha), construída para abrigar relíquias dos Reis Magos. 1534 — Inácio de Loyola cria a congregação da  Companhia de Jesus. 1843 — Inauguração dos Jardins de Tivoli, um dos mais antigos parques de diversões do mundo, em Copenhague, na Dinamarca.  1914 - O Canal do Panamá é aberto para o tráfego. 1969 — Início do Festival de Woodstock (EUA), com alguns dos melhores músicos de rock da época.

FOTO DO DIA

Câmara Municipal de Porto Velho. Foi a segunda Câmara (então chamada “Conselho”) no hoje Estado de Rondônia, porque em 1912 foi empossada a primeira, em Santo Antônio do Madeira (MT) que em 1943 foi absorvido pelo Território Federal. Instituída em 1915, a Câmara portovelhense começa seus trabalhos em 1915, quando da posse do primeiro prefeito (superintendente) e vereadores (intendentes), todos nomeados; já em 1916 houve eleição, sendo todos empossados em janeiro de 1917. Seguindo-se eleições conforme o calendário político do município então pertencente ao Estado do Amazonas, até que foi fechada logo após a revolução tenentista de 1924, só reabrindo em 1969, por decreto do presidente   Emílio Médici, mas o prefeito continuava nomeado, até 1985 quando voltou a eleição do prefeito de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)