Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE AGOSTO!


O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia do Filósofo.

Católicos lembram São Roque Peregrino e Santo Estevão da Hungria.

BRASIL

1999 — Morre Carlos Cachaça, grande nome do samba, autor de “Quem me vê sorrindo” e “Harmonia na MNGUEIRA”.  1992 – Manifestações em todo o Brasil pedem a saída do presidente Fernando Collor de Mello. 2008 — Morre Dorival Caymmi, cantor, compositor e pintor brasileiro. 2008 – César Cielo Filho ganha a 1ª medalha de ouro olímpica da natação brasileira em Pequim, nos 50 metros livres.

MUNDO

1815 — Nasce Dom Bosco, santo católico italiano, padroeiro dos jovens e de Brasília. 1852 – Fundação da cidade de Teresina, capital do Piauí. 1900 — Morre Eça de Queirós, escritor português, cuja grande obra é o romance “O Crime do Padre Amaro”.   1925 – Estreia em Nova York de “Em Busca do Ouro”, 1º longa-metragem de Charles Chaplin. 1944 — Primeiro voo de um jato com asa com enflechamento negativo, o Junkers Ju 287. 1977 — Morre Elvis Presley, grande nome do rock mundial. 1995 - O navegador internet Explorer (Microsoft), começa a funcionar.

FOTO DO DIA

O que seria um voo tranquilo num hidroavião “catalina” da FAB, num voo de Forte Príncipe a Guajará-Mirim, sobre o Rio Guaporé/Mamoré, torna-se uma tragédia (foto), morrendo quatro dos passageiros, mas foi graças à ação de um jovem, o soldado Francisco Martins Nascimento, conhecido como Martinzão ou Tranqueira, que os 26 acidentados foram encontrados e salvos. Pelo seu ato, o soldado Martins  (6ª Cia Especial de Fronteira, atual 6º Batalhão de Infantaria de Selva) recebeu várias homenagens, a maior delas a Medalha do Pacificador, tida entre as mais altas das Forças Armadas. Depois de deixar o Exército, Martins trabalhou com vários projetos sociais em Guajará-Mirim, até morrer em 2017.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)