Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 10 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 10 de junho de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – O jornal “Estado de S. Paulo” elogia a campanha do “Alto Madeira” para plantar mais seringueiras, mas lembra: para desenvolver a Amazônia é necessário investir em novas fontes econômicas, e não ficar só na produção da borracha.

1948 – O governador Frederico Trotta homenageia personalidades e destaca o médico Joaquim Augusto Tanajura, autor do projeto de criação do município de Porto Velho.

1949 – Em área cedida pela União, na Av. Presidente Dutra, começa a construção de “um prédio moderno em frente ao mercado municipal”, a sede da Associação Comercial de Rondônia.

1968 – O IBRA – Instituto Brasileiro de reforma Agrária cria o Projeto Integrado de Colonização “Ouro Preto”.

1981 – Deputados de Mato Grosso vão entrar com ação contra o projeto de criação do Estado de Rondônia, temendo que parte da região de Aripuanã (MT) seja inserida no mapa do novo Estado.

1982 – D. João Batista Costa (1909/96) bispo de Porto Velho desde 1946, tem sua renúncia aceita pelo papa João Paulo II e preside seu último ato oficial, a procissão de Corpus Cristhi.

1986 – Quinze intelectuais fundam, em Porto Velho, a Academia de Letras de Rondônia

HOJE É

Dia do Educador Sanitário. Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Católicos celebram Santo Anjo da Guarda de Portugal, São Landerico,  

BRASIL

1981 — More Nair de Tefé (n. 1886), 1ª mulher cartunista no mundo, ajudou a popularizar a música popular brasileira.

MUNDO

1580 — Morre Luís Vaz de Camões (n. 1,524), poeta português autor de Lusíadas. 1.793 -  O museu Jardim das Plantas é inaugurado em Paris, seria depois o 1º zoológico público.  323 a.C. — Morre Alexandre o Grande (n. 356 a.C.), também chamado “Alexandre Magno”. 

FOTO DO DIA

A 364 QUASE CENTENÁRIA (II)

Desde quando foi implantada a “língua de Rondon” de Cuiabá a Porto Velho, seus postes e fiação eram guia aos que se aventuravam entre Porto Velho e as vilas que em 1960 veriam a rodovia.

O escritor Abel Neves narra: Em Vila Rondônia, na década de 1950, chegou uma família inteira, a pé, pela selva, saída de Porto Velho.

Para chegar nas estações telegráficas, formadoras dos núcleos que originaram os municípios ao longo da BR, era preciso coragem e fé. 

Já com a BR aberta, e até apoio aéreo, a “Caravana Ford” (1960) levou 2 meses de São Paulo a Porto Velho, e até passando fome.

Tropas conduziam mercadorias em lombos de burros até Porto Velho, trazendo dos seringais as urnas das eleições (1947 a 1962). Duas se encontraram em Candeias. Uma pinga, um peixe frito e o chefe da que vinha do seringal quer saber:  
- Como tá a eleição? 
Ao ouvir que o candidato deles ganhara, anunciou:
- Vamos jogar a urna no rio, e voltar pro seringal. 
Tomaram mais umas e voltaram.
Foto: Rondon na frente de implantação da Linha Telegráfica/acervo e colorização Luís Claro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)