Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 14 de agosto de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 14 de agosto de 2024 - BOM DIA!       - Gente de Opinião

RONDÔNIA

14 - 1919 – Sob o título “Os perigos do foot-ball” o jornal Alto Madeira noticia a morte, em Manaus do atleta João Motta, 18 anos, atingido por um “violento chute” no estômago, durante um jogo.

1940 – O capitão Francisco Barreto Torquato Filho assume o comando da 3ª Cia de Fronteira (PVh). Daí a 2 meses ele receberia o presidente Getúlio Vargas em sua visita a Porto Velho.

1943 – Decreto do presidente Getúlio Vargas prorroga até dezembro o prazo para análise do Conselho Nacional de Geografia sobre a proposta de redivisão geográfica do país. Nada tratavam sobre Territórios.

1954 – Seis candidatas disputam o título de Miss Guaporé/1954, neste final de semana, em baile no salão de eventos do Guaporé Palace Hotel.

1981 – Funcionárias da Biblioteca Municipal “Francisco Meirelles”, reclamam da falta de  orientações de professores que mandam os seus alunos pesquisar naquele local.

 1984 – 1) Sem solução o racionamento de luz elétrica em Porto Velho. 2) Nascido há 100 anos, o poeta Vespasiano Ramos foi homenageado no cemitério dos Inocentes, onde está sepultado.

1987 – Todo o lixo produzido no Hospital de Base, incluindo placentas e restos de operações, é jogado numa lixeira a poucos metros dos prédios do HB, por falta de motores para funcionar a máquina de incineração.

HOJE É

Dia do Combate à Poluição. Dia do Cardiologista. Dia da Unidade Humana.

Católicos celebram São Maximiliano Kolbe, Santo Eusébio, Santo Alfredo, 

BRASIL

1983 – Morre Alceu Amoroso Lima (n. 1893), crítico literário, professor, escritor e líder católico brasileiro. 2010 – Abertos, em Singapura, os I Jogos Olímpicos da Juventude – Brasil ganhou 6 medalhas.

MUNDO

1945 – II Guerra Mundial: Rendição do Japão às forças aliadas. França se torna o 1 país a introduzir a placa de identificação de veículos. 1956 - Morre o dramaturgo Bertolt Brech (n. 898), criador do teatro épico. 

FOTO DO DIA

FAUNA REGIONAL NOS ORELHÕES

Na minha frente uma onça pintada. Adiante uma Arara. À frente uma garça. Em plena zona urbana de muitas cidades nenhum deles perturbava quem passasse pela frente. Pelo contrário, eram muito úteis, porque permitiam que alguém telefonasse para qualquer ponto.

Esses animais em realidade estátuas que abrigavam dentro um telefone, ajudando a difundir a fauna amazônica e de uso  para fazer uma ligação telefônica: era só saber o número e discar.

Com a chegada de telefonia móvel (celular), os “orelhões” começaram a sair de moda, por comodidade dos usuários ou em razão de o “modismo” acaba destruindo uma prática tão necessária e hoje tão esquecida: o contato via voz humana.

Destruídos pelo descaso, pelo vandalismo ou outro fator qualquer, é difícil encontrar um “orelhão” e, mais raro ainda, um que funcione. São invisíveis para as pessoas e a tendência é que, se muito, terem fotos em revistas e sites ou um lugar em museus. 

(Garça com o aparelho telefônico dentro. Acervo Júlio Olivar/Rondônia Minha Querida Rondônia)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)