Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 14 de novembro de 2023 – BOM DIA!


Capela de São Francisco de Assis - Gente de Opinião
Capela de São Francisco de Assis

RONDÔNIA

1925 – O casal Antônio Moreira de Andrade e Maria Alves de Andrade, pedem “óbolos” para ajudar a construir uma capela dedicada a São Francisco de Assis, na Rua Campos Sales.

1990 – “Para que Extrema ser mantida como sendo de Rondônia, só falta o governo federal cumprir o que diz a Constituição”, diz o governador (RO) Jerônimo Santana.

1981 – Está nas mãos da Justiça a proposta de acordo, feita pelo Incra, para resolver o problema das 140 famílias que se instalaram numa área do pecuarista Antonio Leite de Oliveira. 

1984 – Diretores de escolas de Rondônia encerram seminário cobrando e denunciando: os pais devem ter mais responsabilidades na educação de seus filhos, para evitarem problemas futuros.

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Doador de Sangue, Dia Universal de Deus, Dia do Solista, Dia da Manicure

Católicos lembram Santo Eliseu, Profeta; Santa Clotilde.

BRASIL

1909 — Morre (no cargo) Afonso Pena (n. 1847), o 6º presidente brasileiro. 2015 — Morre José Ely de Miranda, o Zito (n. 1928), bi mundial (58 e 62), autor do 2º gol da final de 62, 3x1 Checoslováquia. 

MUNDO

1966 — Vaticano anuncia a abolição do Index Librorum Prohibitorum (“índice de livros proibidos”), instituído em 1557. Em 

1967 — Programa Mariner: Mariner 5 (EUA) é lançada rumo a Vênus.

FOTO DO DIA

A CAPELA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A devoção nordestina a São Francisco de Assis chegou a Porto Velho com os cearenses, desde o início do século XX.

Na década de 1920, o casal Antônio Moreira de Andrade e Maria Alves de Andrade começam a construção da igreja dedicada ao padroeiro, num terreno na esquina da Campos Sales com a Pinheiro Machado, e para isso foi feita uma campanha por óbolos. 

Até recentemente era comum ouvir-se que, no início, era “tão distante” do centro de Porto Velho, que alguns religiosos nem queriam celebrar ali.

No período 1930/40 a capela chegou a ser desativada, e a imagem levada onde estava sendo construída a matriz da cidade, mas no dia seguinte foi encontrada no altar a que fora destinada. (http://wikimapia.org/4838766/pt/Igreja-S%C3%A3o-Francisco-de-Assis)

As procissões eram normais, e na de 1930, registra o historiador Vitor Hugo, em “Desbravadores”: “...apareceram extravagâncias:  uma negra com uma lata d'água na cabeça para dar a quem tivesse sede, e dois homens carregando enormes pedras nas cabeças”. 

A capela (foto) é parte da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, tem capacidade para 161 pessoas, com missa aos domingos e está em vias de ampliação.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)