Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024 - 06h10

RONDÔNIA
1949 – O diretor dos Correios em Guajará-Mirim censurou, sem outra explicação, matérias enviadas daquela cidade, por jornalista enviado pela agência Meridional (RJ).
1955 – O governador Paulo Nunes Leal vai ao Rio de Janeiro tentar liberar recursos para obras no Território, e a Belém, saber da participação do Guaporé no Plano de Valorização da Amazônia.
1960 – O presidente JK anuncia a construção de uma rodovia ligando Brasília a Rio Branco, a BR-29, mais tarde BR-364.
1983 – Os deputados membros da Assembleia Estadual Constituinte realizam sua 1ª sessão.
1989 – Primeiro deputado nascido em Porto Velho a assumir a presidência da Assembleia, Osvaldo Piana pregou a união dos Poderes do Estado e a interiorização da ação do Poder.
HOJE É
Dia de Iemanjá (religiões da umbanda e do candomblé). Dia do Agente Fiscal. Dia Mundial das Zonas Úmidas.
Católicos celebram Festa da Apresentação do Senhor (data móvel) Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Candeias, Santa Catarina de Ricci, São Nicolau Longobardi,
BRASIL
1892 — Inaugurado o Porto de Santos o principal porto brasileiro. 1893 — Começa a Revolução Federalista, a guerra civil na Região Sul do Brasil. 1987 – Morre Carlos José Castilho (n. 1927), o “são” Castilho, goleiro nas Copas do Mundo de 1950, 1954, 1958 e 1962.
MUNDO
1943 — II Guerra Mundial: Com a rendição do IX Exército alemão, acaba a Batalha de Stalingrado. 1941 - Morre James Joyce (n. 1882), mestre da literatura.
FOTO DO DIA
PODIAM FALAR, MAS NÃO LEGISLAR
Quarta-feira, 2 de fevereiro de 1983. Primeira sessão dos deputados estaduais da Assembleia rondoniense, mas que por um dispositivo da Lei 41, que criou o Estado, os impedia de cumprir um estatuto básico de qualquer legislador: Legislar.
No dia anterior os 24 deputados – todos homens, só na 2ª legislatura (1987/91) seriam eleitas duas mulheres, eles elegeram a Mesa Diretora, cabendo-lhes apenas a elaboração da primeira Constituição Estadual.
Compuseram a primeira Mesa os deputados Presidente: José de Abreu Bianco (PDS); 1º Vice: Zuza Marcolino (PDS); 2º Vice: Ronaldo Aragão (PMDB); 1º Secretário: Oswaldo Piana (PDS); 2º Secretário: Ângelo Angelim (PMDB); 3º Secretário: Walderedo Paiva (PDS) e 4º Secretário: Jerzy Badocha (PMDB)
A Assembleia só seria Legislativa quando promulgada a Constituição, em 6 de agosto. Na ocasião o ministro Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, disse: “Só agora o Estado tem sua certidão de nascimento (22.12.81) e sua certidão de Batismo” - a Constituição.
(Foto: 2º vice-presidente da Assembleia Constituinte, Ronaldo Aragão em 1986 foi eleito senador)
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA
O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)