Terça-feira, 22 de outubro de 2024 - 07h30

RONDÔNIA
1942 - A Fundação Sesp/Porto Velho adverte: a população não deve comprar o medicamento “Atebrina”, usado contra malária, cuja distribuição é gratuita.
1954 – A borracha brasileira é contrabandeada para a Bolívia, onde o peço é maior e o pagamento é feito em dólar.
1981 – Se houver eleição a governador ano que vem PDS tem 5 nomes: o governador Jorge Teixeira, os médicos Leônidas Rachid e Jacob Atallah, o agrônomo William Cury e o advogado Odacir Soares.
1983 – O deputado estadual Jacob Atallah inicia no jornal “Alto Madeira” a publicação de uma série de sua autoria, defendendo o retorrno da ferrovia Madeira-Mamoré.
1985 – O governador Angelo Angelin instala em Porto velho a delegacia de Defesa da Mulher, a 3ª no gênero no país.
1984 – Os 8 delegados da bancada majoritária (PDS) na Assembleia Legislativa rondonienseà eleição presidencial, serão definidos esta semana.
1987 – Mais de 100 amigos do ex-governador Jorge Teixeira (1921/87), fizeram fila no “Belmont” para receber a viúva, senhora Aída Teixeira que veio receber do TCE uma homenagem ao seu marido.
HOJE É
Dia Internacional do Radioamador. Dia Nacional do Paraquedista. Dia mundial do Enólogo. Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque. Dia Internacional de Consciencia sobre a Gagueira.
Catolicos celebram São João Paulo II,
BRASIL
1807 – Acordo secreto Portugal/Inglaterra define a vinda da Corte Lusa para o Brasil. 1969 – Dez meses após a edição do AI-5 o Congresso Nacional é reaberto.
MUNDO
451 — Adotado o Credo calcedoniano, relativo à natureza divina e humana de Jesus. 1797 — André-Jacques Garnerin salta de um balão sobre aris: é o 1º paraqueista da história. 1909 – A Élise Deroche (1882/1919) é a primeira mulher a fazer um voo solo.
FOTO DO DIA
VILA MURTINHO
A mais importante estação da Madeira-Mamoré, entre Guajará-Mirim e Porto Velho, pelo volume de mercadorias transportadas ou embarcadas no local, era Vila Murtinho, já próximo a Guajará, e a explicação era simples.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA
O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)