Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 24 de outubro de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 24 de outubro de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1918 – A Intendência (Câmara Municipal) autoriza o superintendente (prefeito Joaquim A. Tanajura) a construir uma “Escola Mixta no Bairro Favela” - onde depois foi construído o colégio Auxiliadora.

1946 – Engenheiros da Fundação Sesp vem a Porto Velho para definir a implantação da rede de distribuição d’água e a construção da torre que vai distribuir o sistema pela cidade.

1957 – O atleta de Guajará José Pereira de Farias ganha a corrida “Cidade de Porto Velho”. Em 1958, representando o Território de Rondônia, em Manaus, venceu a corrida “Henrique Archer Pinto”.

1985 – O governador Angelo Angelin cobrou, no I Encontro de Governadores da Amazônia, atenção especial do governo federal a Rondônia, devido ao nível de desenvolvimento do Estado.

1990 – O governador Jerônimo Santana admitiu: no returno da eleição a governador vota no candidato Valdir Raupp, que ele tem classificado de “meu afilhado político”.

COMEMORE

Dia Mundial de Combate à Poliomielite, Dia das Nações Unidas. Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento, Dia Internacional do Bucho

Católicos lembram  Santo Antônio Maria Claret,  São Luís Guanella. 

BRASIL

1669 — Fundação do Forte de São José da Barra do Rio Negro; mais tarde cidade de Manaus.

1932 – Nasce Ziraldo Alves Pinto, jornalista, cartunista, chargista, pintor etc. 1933 – Criação da cidade de Goiânia (capital do Goiás)

MUNDO

2005 – Morre Rosa Parks (n. 1913), ativista norte-americana dos direitos civis. 2008 – A “Sexta-feira Negra” inicia da Crise do Crédito, a maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão de 1929.

FOTO DO DIA

ECUMENISMO EM PVH

Imagine-se Porto Velho em 1935, uma população, com poucas exceções, católica, até em razão da forte presença da colônia paraense, à frente do capitão Aluízio Ferreira, paraense, cultor de Nossa Senhora de Nazaré.

D. Pedro Massa, bispo do Amazonas, chega e vai celebrar o lançamento da pedra fundamental da capela de Santa Bárbara, na sede da Irmandade Beneficente de Santa Bárbara, criada em 1916 sob liderança de Mãe Esperança Rita. 

O fato, de um bispo celebrar numa capela de um terreiro, foi registrado na edição do jornal “Alto Madeira” (7.7.1935), conforme o historiador Hugo Evangelista (*), que registra a missa de dom Massa em julho de 1946, inaugurando a capela de Santa Bárbara.

Já a denominação de “Mãe Esperança” para a maternidade municipal, é assunto do historiador e professor Antonio Candido, em seu artigo “Quem foi Mãe Esperança?” (**)

Hugo Evangelista (foto), está preparando livro sobre o Bairro Santa Bárbara, com informações sobre o terreiro.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/hugo-evangelista/mae-esperanca-rita 

(**) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/antonio-candido/quem-foi-mae-esperanca 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)