Segunda-feira, 28 de agosto de 2023 - 16h19

RONDÔNIA
1919 – Como incentivo à produção de bens de consumo, o delegado da seção local da secretaria de Agricultura do Amazonas está distribuindo gratuitamente sementes de arroz e algodão.
1938 – O Colégio Dom Bosco, dos salesianos, homenageará o 116º ano da Independência, de 4 a 7 de setembro, iluminando a fachada do prédio com as cores da Bandeira.
1951 – O brigadeiro Lysias Rodrigues propôs à Comissão de Valorização da Amazônia, para desenvolver a região, que sejam criados 15 Territórios com áreas tiradas do estados do Pará e Amazonas.
1983 – A Embrapa propõe parceria ao Governo do Estado para implantar, em áreas de solos considerados “pobres”, a cultura do dendê, como vem sendo feito no Nordeste.
1984 – Cinco presos explodem a cela do 5º DP e fogesm. Mas o delegado diz que a guarda dos reclusos é da Seijus que alega que a guarda na delegacia é da Polícia Civil.
COMEMORE
Dia Nacional do Voluntariado. Dia Nacional dos Bancários. Dia Nacional da Avicultura. Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.
Católicos celebram Santo Agostinho de Hipona, São Hermes da via Salária
BRASIL
1822 - Chegam as ordens de Lisboa: D. Pedro deveria prender os que não as aceitarem e voltar imediatamente a Portugal. 1941 —No “ar” o “Repórter Esso”, o 1º programa noticioso do rádio brasileiro. 1979 – O presidente militar João Figueiredo sanciona a lei da anistia
MUNDO
1845 — Primeira edição da revista Scientific American. 1929 – O dirigível “Graf Zeppelin” completa sua primeira volta ao mundo, em 20 dias. 1996 – O príncipe Charles e a princesa Diana formalizam o divórcio, após 15 anos de casamento.
FOTO DO DIA
Localizado a 600 quilômetros de Porto Velho (via BR-364 e BR-429), o município de São Francisco do Guaporé era distrito de Costa Marques, município na fronteira com a Bolívia.
São Francisco do Guaporé (emancipado pela Lei nº 644, de 27.12.1995), foi constituído com desmembrado de terras dos municípios de Costa Marques e Seringueiras.
O núcleo inicial surge por volta de 1984, quando foi aberta a rodovia BR-429 cujas laterais foram sendo ocupadas por famílias atraídas pela abertura da rodovia.
Conta-se que o primeiro morador foi Osvaldo Laizo e sua família que abriu um pequeno comércio para abastecer os que por ali passavam ou se instalavam. A primeira missa foi celebrada Padre Damião Bermond, provavelmente vindo de Costa Marques.
Aos poucos a vila foi tendo sua organização urbana iniciada, apesar de impedida pela prefeitura de Costa Marques. Mesmo assim, o jovem Valmir de Jesus Laizo elabora o mapa da cidade, o que contribuiu para radicar as famílias iniciais, dano origem assim ao município de São Francisco do Guaporé.
(*) http://camaradesaofrancisco.ro.gov.br/sao-francisco#:~:text=Hist%C3%B3ria,para%20as%20margens%20da%20rodovia.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)