Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 28 de junho de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 28 de junho de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1915 – Em Porto Velho o prefeito Guapindaia de Souza Brejense inaugura o Cemitério dos Inocentes. 

1925 – É boa a aceitação do título social do Ypiranga Sport Clube, verba a ser usada na construção do “Stadium Paulo 

Saldanha”.

1984 – A ampliação do crédito ao pequeno  empresário, pelo Beron – Banco do Estado de Rondônia, foi elogiada na Assembleia Legislativa pelo deputado Walter Bártolo.

1987 – Para o ex-governador Angelo Angelin a reprovação de suas contas, pelo TCE, seria uma ação do governador Jerônimo Santana  “que deve muito a mim sua eleição”. 

28 – 1990 – O governador Jerônimo Santana pediu  que o ministro da Justiça, Bernardo Cabral, acelere o relatório final sobre a posse da “Ponta do Abunã”, área rondoniense invadida pelo governo do Acre.

COMEMORA-SE

Dia da Renovação Espiritual, 

Católicos celebram Santo Irineu, São Paulo I

BRASIL

1930 — Nasce Itamar Franco (m. 2011), 33º presidente do país. 1958 – Pela 1ª vez o Brasil ganha a copa do mundo de futebol – 5x2 na Suécia. 1977 — Assinada a lei que permite o divórcio do Brasil. 


MUNDO

1712 – Nasce Jacques Rosseau (m. 1778), influenciador na formação do pensamento político e educacional moderno. 1914 — O arquiduque Francisco Fernando da Áustria-Hungria e a esposa Sofia são assassinados em Sarajevo, levando  à Primeira Guerra Mundial.

FOTO DO DIA

WALTER BARTOLO

Boêmio inveterado, Walter Bartolo foi soldado do Exército (em 1945 quando o tenente Fernando Gomes desapareceu na selva, ele estava no acampamento), “poeta, cantor, compositor, 1º prefeito de Ji-Paraná, deputado constituinte/1983, secretário de Estado, fiel da Irmandade do Senhor do Divino Espírito Santo, muito respeitado pelos os moradores do Vale do Guaporé/Mamoré, Walter Bartolo é destaque dentre os que constroem a nossa História”. (*)

Em 1950, depois de apresentação numa emissora carioca, “Waltinho”, como muitos amigos chamavam, foi intimado pelo Exército a explicar a música “Mãe Sofredora”, onde narrava o lamento da mãe do tenente Fernando. Bartolo foi motorista dela quando veio a Porto Velho em 1945 tentar encontrar o filho. 

Em 2004 ao fazer um vídeo da Festa do Divino testemunhei o que se dizia do respeito das populações brasileira e boliviana, das duas margens do Rio Guaporé. Num dos casos um cidadão já bem idoso, em Pedras Negras, chorou porque estava no sítio e foi trocar de roupa, quando chegou ao porto, Bartolo já havia ido embora (1). 



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)