Sábado, 4 de novembro de 2023 - 06h05

RONDÔNIA
1917 – O advogado Manoel Amaro Lopes Pereira é eleito intendente (prefeito) de Santo Antônio.
1951 – A companhia Rádio Internacional do Brasil apresent projeto ao governador Petronio Barcelos, para instalar uma unidade de radiotelefonia em Porto Velho.
1968 – Constituída pelo governo do Território, a Centrais Elétricas de Rondônia, Ceron, substituiu o SAALFT- Serviço de Abastecimento de Água, Luz e Força do Território.
4 – 1984 – Em Rondônia é alto o número de eleitores que preferem a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República.
1986 – Milhares de títulos eleitorais “encalhados”, nas duas zonas da capital, a 11 dias da eleição geral, fazem com que os juízes eleitorais corram contra o tempo para entregar o documento.
COMEMORE
Dia do Inventor. Dia do Oficial da Reserva (R/2). Dia da Favela.
Católicos celebram São Carlos Borromeu, São Vital, São Agrícola,
BRASIL
1924 — Criação da União dos Escoteiros do Brasil. 2003 — Morre Rachel de Queiroz (n. 1910), escritora, 1ª mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
MUNDO
1869 — É publicado o 1º número da revista científica Nature. 1939 — O primeiro carro com ar-condicionado é apresentado em Chicago. 1946 — A Unesco, [órgão da \ONU para a Educação e a Culgtur. é fundada.
FOTO DO DIA
O SOLDADO DA BELA ARTE
Há alguns anos os muros do clube “Boinas Verdes” passaram a ser atração turística e histórica na “Pérola do Mamoré”, Guajará-Mirim, “a mais rondoniense das cidades rondonienses”, conforme poetas.
O autor da obra é o guajaramirense Luís Noza Santos, soldado em 2018, autorizado pelo comandante o coronel Fábio Pinheiro Lustosa, do 6º Batalhão de Infantaria e Selva, que denominou a obra-prima como "Um Passeio pela História do Brasil e do seu Exército" (*).
O gosto de Noza pelo traço, vem desde a infância, herança do pai, mas que Noza aprimorou e conseguiu contar, em seus desenhos, a história militar brasileira, as presenças nas guerras, como uma patrulha de “pracinhas” na Itália conturbada pela II Guerra Mundial, a proclamação da Independência, etc.
“As pessoas passam por aqui, olham os desenhos e sempre perguntam se eu sou daqui mesmo. Elas ficam impressionadas”, conta o artista (*).
A obra de Luís Noza é encontrada em frente à catedral de Nossa Senhora do Seringueiro.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA
O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)