Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 5 de novembro de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 5 de novembro de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1921 – Pela lei amazonense 1126 deixa de existir a comarca de Porto Velho, reanexada à de Humaitá

1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, em Porto Velho

1981 – Contrário a uma “revoada” de “paraquedistas”, para compor o TJ no próximo ano, quando o Estado será instalado, o advogado Arquilau de Paula quer prioridade a quem já está em Rondônia. 

1983 – Rolim de Moura, município criado ano passado, na região central do Estado, elegerá seu primeiro prefeito dia 9 de dezembro, contando com seis pretendentes à disputa.

1987 – Morre um dos idealizadores da Rede Amazônica de Televisão, e responsável pela implantação das emissoras da Rede em Rondônia, o jornalista Ulisses Azevedo (Gporé)

COMEMORE

Dia Mundial e Nacional da Língua Portuguesa. Dia Nacional da Cultura e da Ciência. Dia do Radioamador. Dia do Técnico em Eletrônica. Dia do Técnico em Eletrônica. Dia Mundial da Conscientização sobre Tsunamis (ONU). 

Católicos celebram Santa Isabel e São Zacarias (pais de S. João Batista), São Donino, São Teótimo e companheiros.

BRASIL

2015 — Rompe a barragem em Bento Rodrigues (MG), causando 19 mortos, o maior desastre ambiental do país. 2006 – Marílson dos Santos vence a Maratona de Nova York (também em 2008).

MUNDO

1935 — Surge o jogo Monopoly (no Brasil “Banco Imobiliário”). 1943 — II Guerra Mundial: bombardeio do Vaticano, supostamente por um aviador fascista. 2013 — A Índia lança a Mars Orbiter Mission, sua primeira sonda interplanetária.

FOTO DO DIA

ARQUILAU: O 01 DA OAB

Primeiro rondoniense a se graduar em Direito e a se instalar em Porto Velho, Francisco Arquilau de Paula é a inscrição 01 na seccional da OAB, da qual foi fundador e seu segundo presidente (1979/81), períod9o de transição de Território a Estado, quando Rondônia já contava sete municípios, Porto Velho, Guajará-Mirim, e, criados em 1977, os de Ariquemes, Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Pimenta Bueno, mas só os dois primeiros contavam, quando tinham, com juízes e promotores. 

Um fato importante marcou a passagem de Arquilau à frente da seccional: a cobrança ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), de ampliar a presença da Justiça no Território, e em 1981, ele fez lima cobrança dura, de corpo presente, ao presidente do TJDFT.

‘A falta de um Tribunal de Justiça em Rondônia mata mais que a fome’, disse Arquilau (FOTO à direita), irritando o presidente do Tribunal, mas o efeito foi imediato, haja vista logo a seguir terem sido designados promotores e juízes temporários para Ji-Paraná e Vilhena.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)