Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 6 de dezembro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 6 de dezembro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1917 – A comunidade da cachoeira do Samuel (Rio Jamary), recebe com festa o navio “Tucunaré”, que inaugurou a linha Porto Velho/Samuel.

1925 – No centenário de nascimento do imperador D. Pedro II, o superintendente Joaquim Augusto Tanajura designou “Rua D. Pedro II” a via que corta a cidade no sentido oeste/leste.

1955 – Nomeado “Executor do Estado de Sítio” no Guaporé, o governador José Ribamar de Miranda apela a que o povo se mantenha calmo.

1981 – Ilhados na região de Alvorada do Oeste colponos cobram do governador Jorge Teixeira a promessa de que no inverno a única estrada de acesso à 364 não seria fechada. 

1984 – O diretor-geral do Hospital de Base, Viriato Moura, anuncia a implantação no HB de um centro de Reabilitação multidisciplinar no atendimento.

1987 – Osmar Vilhena teve 82% dos votos para vereador em 1972 em Porto Velho, e fez o seu partido, o MDB, ter a maioria na Câmara portovelhense, mas acabou cassado.

1995 – O TSE cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici. 

HOJE É

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Católicos celebram Santa Asela, São Nicolau, 

BRASIL

1951 – O presidente Getúlio Vargas encaminha ao Congresso o projeto de criação da Petrobras. 1960 – O 1º porta-aviões do Brasil,  o “Minas Gerais” é incorporado à Marinha brasileira.

MUNDO

2017 — Os EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel. 1768 – Publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica. 1946 — O químico Willard Libby (1908 – 1980) apresenta um relógio atômico capaz de medir o tempo que atrasaria no máximo um segundo em 300 mil anos.

FOTO DO DIA

O CAMPEÃO DE VOTOS

Osmar Vilhena veio só “passar um tempo” e ficou. Foi locutor do 1º serviço de alto-falantes de Porto Velho, depois da Difusora do Guaporé, da Rádio Caiari, da TV Cultura e da TV-Rondônia.

Maior audiência da Rádio Caiari Osmar Vilhena tinha um fã clube capaz, como aconteceu quando um juiz de direito foi ao estúdio prendê-lo.

“O juiz entrou no estúdio e deu-me voz de prisão. Anunciei que eu estava sendo preso. Quando chegamos lá fora tinham centenas de pessoas impedindo entrar ou sair, aí o juiz desistiu”. 

Em 1982 Vilhena foi o vereador mais votado (82%) elegendo outros 5 candidatos do MDB, que ficou com a maioria na Câmara Municipal. Logo depois foi cassado pelos seus pares. Em 1986, ainda no MDB, foi candidato a deputado estadual.

Vetado pelo “cacique” Jerônimo Santana, Vilhena só foi candidato pela imposição do comerciante Antonio Teixeira, que teria condicionado seu apoio financeiro ao Partido se ele fosse candidato. Eleito, pouco depois deixou a sigla.

Em março de 2021 Osmar Vilhena foi mais uma vítima da covid.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)