Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 7 de novembro de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 7 de novembro de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1926 – Em Guajará-Mirim a fiscalização municipal impugnou a comercialização da carne de boi, em razão de muitas peças expostas estejam necrosadas.

1953 – Momento  de emoção para o general Cordeiro de Farias, comandante do Regimento Sampaio na campanha da Itália, no encontro com o ex-cabo João Evaristo de Mendonça, pracinha da FEB, morando em Porto Velho

1981 – O Centro de Triagem da Migração, em Vilhena, contabilizou este ano, apesar das fortes chuvas e da péssima situação da 364, a entrada de 50 mil novos migrantes.

1987 – O presidente da Assembleia Legislativa, Sidney Guerra, vai instalar em Jaru o primeiro núcleo da pré-Constituinte estadual, visando a reforma da Carta rondoniense.

1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo (Cacoal). É o segundo deputado federal cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional

COMEMORE

Dia Nacional do Radialista. Dia Internacional da Preguiça.

Católicos celebram São Prosdócimo e São Vilibordo. 

BRASIL

1825 — Fundado o jornal Diário de Pernambuco o mais antigo periódico em circulação da América Latina. 1837 — Eclode a revolta da Sabinada na Bahia, Brasil. 1848 - Início da Revolução Praieira, em Olinda (PE). 1890 — Criado o Tribunal de Contas da União. 

MUNDO

1504 — Cristóvão Colombo retorna de sua quarta e última viagem à América. 1910 – Primeiro voo comercial dos Irmãos Wright (EUA)

FOTO DO DIA

NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE

Além de índios e seringueiros, a região que abriga o município de Nova Brasilândia d’Oeste começou a chamar atenção quando ainda nem era uma vila, em razão de pesquisas feitas por técnicos da CPRM ainda na metade dos anos 1970.

Região rica em terras férteis e muita madeira nobre, com a “invasão” da colonização que foi em frente a partir da abertura das picadas rumo àquela comunidade, pela (hoje) rodovia RO-010, começou a ocupação.

Ainda em 1982, o Incra começou a abertura das primeiras linhas. Em fins de 1983, o primeiro carreador atingiu a vila de Brasilândia, permitindo a chegada de veículos.

Em 1984, era aberta definitivamente a atual estrada, com verbas do programa Polonoroeste, que provocou a explosão da migração de pessoas interessadas em terras baratas e férteis, exploração do comércio e extração de madeira.

O município nasceu do pioneirismo de seus moradores, associado ao projeto de assentamento do Incra, que distribuía lotes de 50 ha, seguindo a política de abertura de novas fronteiras agrícolas.

Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/nova-brasilandia-doeste/historico

Foto: Uma das primeiras casas de Nova Brasilândia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)