Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 8 de março de 2023 – BOM DIA! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA 8 de março de 2023 – BOM DIA!  RONDÔNIA - Gente de Opinião

1925 – No Cine-Bar Rosas (Porto Velho), uma programação artística, com teatro (uma das atrizes é a jovem Labib Mamud, depois Bartolo, que em 2013 era a mais antiga moradora de Rondônia) música e filme.

1955 – O Serviço de Proteção ao Índio, SPI, investiga notícia de que próximo a São Luís (MA) há um homem dizendo ser o tenente Fernando, oficial do EB desaparecido em 1945 na selva em Porto Velho.

1956 – Em carta ao presidente Juscelino Kubistchek, Candido Rondon agradece a Lei que denominou “Rondônia” ao Território Federal do Guaporé.

1989 – O deputado Haroldo Santos, confirma: a área prevista para ser a nova capital de Rondônia fica entre os municípios de Jaru e Ouro Preto do Oeste.


COMEMORA-SE

Dia Internacional da Mulher. 

Católicos celebram São João de Deus

BRASIL

1694 – Criada, com sede em Salvador, a Casa da Moeda do Brasil. 2000 – Os Correios lançam selo homenageando mulheres pioneiras da aviação no país. 

.

MUNDO 

1817 – É fundada a bolsa de valores de Nova York. 1857 – Incêndio provocado pela polícia mata 129 operárias em uma fábrica em Nova York. A data ficou marcada como o Dia Internacional da Mulher. 1910 – A aviadora francesa Raymonde De Laroche torna-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto

FOTO DO DIA

Com a criação do Território Federal do Guaporé, em 13 de setembro de 1943,  o primeiro governador foi o capitão Aluízio Pinheiro Ferreira, que criou a Colônia Agrícola Presidente Dutra (CADUTRA), na pequena vila, no km 340, da Estada de Ferro Madeira Mamoré, próxima a Guajará Mirim, o ponto final da Ferrovia.

Inicialmente aquela vila, tinha uma pequena estrutura urbana, mas com o decorrer dos assentamentos dos colonos, a população ampliou o seu crescimento.

Com incentivo de parte do governo, a vila cresceu com o foco na produção agrícola, tornando-se a grande fonte de alimentos outros gêneros tanto para Guajará-Mirim, de cujo município o Iata é distrito, quanto de Porto Velho.

Para poder transportar seus produtos aos dois centros consumidores, a Madeira-Mamoré estabeleceu um dia especial para levar a produção e os produtores a Guajará-Mirim e em outro para Porto Velho, o “trem da feira”.

Na foto, a estação construída pela administração da ferrovia, para apoio aos passageiros e o controle dos movimentos de trens, através dos serviços de telefonia.

(Foto e informações de Aldenir Courinos)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)