Quinta-feira, 1 de abril de 2021 - 06h02

RONDÔNIA
1964 – O capitão Anachreonte, autointitulado “representante da revolução” destitui e prende o governo do Território o prefeito, nomeia novos dirigentes, prende várias pessoas, inclusive membros de partidos que apoiaram os militares. (Jornal Alto Madeira). 1969 – O povoado de Vilhena passa à condição de distrito de Porto Velho por ato do governador Marques Henrique (Pedro Brasil Vilhena conta sua História).
Religião - É na 5ª feira da Semana Santa que cristãos lembram a cerimônia do lava-pés e também a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos.
COMEMORA-SE
Dia do fim da escravidão de índios no Brasil. Dia Mundial da Mentira (ou Dia dos Bobos). Dia Internacional da Diversão no Trabalho. Católicos lembram São Hugo de Grenoble e São Valério, ambos franceses.
FATOS
1873 — O vapor White Star RMS Atlantic afunda no litoral da Nova Escócia, matando 547 pessoas, o pior desastre marítimo do século XIX. 1778 - Oliver Pollock cria o símbolo do dólar americano, o "$". 1888 - A Princesa Isabel participa do ato de libertação coletiva dos escravos de Petrópolis. 1933 — Os nazistas realizam um boicote contra propriedades de judeus na Alemanha. 1960 - O satélite TIROS-1 transmite a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço.
FOTO DO DIA
Carmênio Barroso era o secretário, uma espécie de vice-prefeito de Porto Velho no dia 1 de abril de 1964, e com a viagem do prefeito ele respondia pela função. Naquele dia ele foi preso por uma patrulha mista do exército e da Guarda Territorial, juntamente com muitos outros, e, ironia do destino ou excesso do capitão Anachreonte que mandava e desmandava? Os que eram apontados como “comunistas” pelo capitão foram presos e alojados numa sala de oficiais da 3ª Companhia de Fronteira, com alimentação servida no rancho dos graduados, como lembrava um deles, o contabilista e depois vereador e deputado estadual Cloter Mota. Os membros do governo e da prefeitura, todos membros do partido que apoiou o movimento militar, foram colocados num barracão coberto de palha no quartel da Guarda Territorial (atual 1º Batalhão da Polícia Militar). Depois de colocado em liberdade Carmênio (foto), que é poeta, criou a boate “Taba do Cacique”, durante mais de quatro décadas o principal ponto de encontro dos boêmios de Porto Velho.
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)