Quinta-feira, 10 de dezembro de 2020 - 10h07

RONDÔNIA: 1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364, e faz o município ser o terceiro do então Território Federal em Rondônia a contar com juiz e promotor. 2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que no final da década de 1940 descobriu veio de diamante no Rio Machado, o que provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná.
COMEMORA-SE: Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dia do Sociólogo no Brasil. Dia Universal do Palhaço. Dia Internacional dos Direitos Animais. Dia Internacional dos Direitos Animais. Católicos lembram Nossa Senhora do Loreto, São Melquíades, São Mauro e São Gregório III.
FATOS: 1520 — Martinho Lutero queima, em Wittenberg (Alemanha), a bula de excomunhão Exsurge Domine, decretada contra ele pelo papa Leão X. 1684 — A derivação de Isaac Newton das leis de Kepler de sua teoria da gravidade, contida no artigo De motu corporum in gyrum, é lida para a Royal Society por Edmond Halley. 1768 — É publicada a primeira edição da Encyclopædia Britannica. 1896 – Morre Alfred Nobel, químico sueco, patrono do Prêmio Nobel. 1901 — Realiza-se a primeira cerimônia do Prêmio Nobel em Estocolmo, no quinto aniversário da morte de Alfred Nobel. 1925 — Nova aparição de Nossa Senhora à religiosa Lúcia de Jesus dos Santos, em Pontevedra, Espanha. 1942 — II Guerra Mundial: o governo polonês no exílio envia o Relatório Raczyński (sobre o Holocausto) a 26 governos que assinaram a Declaração das Nações Unidas. Foi oficialmente desconsiderado. 1999 — A associação Médicos sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz.
FOTO DO DIA – Chicão Santos, líder do grupo teatral “Imaginário”, diretor teatral e uma espécie de faz tudo na arte cênica, tem uma predileção: atuar como palhaço, um palhaço que se tornou referência na arte de representar em Rondônia, ainda que em posição muito séria, como peça “Mulheres do Aluá”, por ele produzida e dirigida, e que já correu grandes centros brasileiros sempre ganhando muitos aplausos. E no Dia do Palhaço, a homenagem ao Chicão Santos.
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)