Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Diretor de Escola. Dia do Supermercado. Dia Mundial do Hip Hop. Dia Mundial da Pneumonia. Dia Nacional do Inventor. Dia do Pantanal.   Dia do Psicopedagogo.

Católicos lembram São Josafá e São Diego

RONDÔNIA

1916 – Em sua primeira edição, há 105 anos, o jornal “O PUN!” traz poemas publicitários, como: “Se não tens vida rizonha/se algum pezar te definha/toma dois aperitivos/ Maracujá e Laranjinha” (grafia da época) 

BRASIL

1746 – Nasce Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Militares e do Dia Nacional da Liberdade. 1823 —D. Pedro I manda o Exército invadir a Assembleia Constituinte, prendendo e exilando deputados. 1864 — O vapor paraguaio Tacuari apresa o navio brasileiro Marquês de Olinda, que subia o rio Paraguai. 1914 – Morre o poeta Augusto dos Anjos, autodeclarado "Cantor da poesia de tudo que é morto", autor de um único livro, “Eu”. 1934 – Nasce Edvaldo Izídio Neto, o Vavá, bicampeão mundial de futebol (1958 e 1962).

1948 — O Tribunal Militar condena à morte o general japonês Hideki Tojo e parceiros por crimes na II Guerra Mundial. 1961 – Nasce o maior fenômeno da ginástica feminina, a romena Nadia  Comneci, nota 10 em todos exercícios dos Jogos Olímpicos de 1976. 1980 — A sonda espacial da NASA, Voyager I, tira as primeiras fotos dos anéis de Saturno.

FOTO DO DIA

Ferrovia em plena selva, a Madeira-Mamoré (Porto Velho à Guajará-Mirim), ativa de 1912 a 1972, sempre tem um capítulo novo a sua história, com esse, assinado pela historiadora Sandra Castiel: “Porto Velho da Madeira-Mamoré, das viagens ao amanhecer no trem encantado, até Guajará Mirim, das paradas intermináveis: Santo Antônio, Zingamoche, Teotônio, Pedra-Canga, São Carlos, Luzitânia, São Patrício, Caracol, Jaci-Paraná (hora do almoço), Caldeirão do Inferno, Jirau, Três Irmãos, Mutum-Paraná e Abunã (pernoite no Hotel Brasil). Mal o dia raiava e a saga continuava selva adentro: Presidente Marques, Penha Colorado, Taquaras, Araras, Periquitos, Chocolatal, Ribeirão, Vila Murtinho, Lages, Pau Grande, Iata, Bananeiras, e o destino final: a Pérola do Mamoré!”, as 26 paradas intermediárias. 

Sandra Castiel, professora, escritora e membro da Academia de Letras de Rondônia (https://pt-br.facebook.com/groups/199910546786793/posts/594423727335471/).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)