Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne, e a Superintendência (Prefeitura) inaugura um barracão onde será a feira do produtor.

1955 – A Campanha Nacional Contra a Tuberculose (MS) vai construir, em parceria com o Governo do Território, um hospital específico para tratamento de infectados por essa doença.

1960 – O navio Rio Tubarão ancora em Porto Velho trazendo equipamentos pesados e uma turma de operários para abrir a BR-29, atual BR-364.

1977 – Nomeado pelo governador Humberto Guedes o major EB Ivo Célio da Silva, comissionado coronel PM, é o 1º comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia.

1984 – O Procurador-geral do Estado Cezar Ribeiro, denuncia ameaças feitas pelo empresário Mário Calixto, após decisão judicial relativa a área na gleba Milagres em Porto Velho. 

1990 - A Varig e o hotel Vila Rica (PVh) trazem turistas de vários estados, para ver a peça “O Homem de Nazaré” (Grupo Teatral Êxodo), na Jerusalém da Amazônia, Km 14 da BR-364.

HOJE É

Dia do Técnico em Serviços de Saúde. Dia Internacional do Café. Dia Pan-Americano. Dia Mundial do Combate à Doença de Chagas. Dia Nacional do Neurocirurgião.

Católicos celebram Santa Liduína (Lidvina), Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo, 

BRASIL

MUNDO

1912 — Em sua 1ª viagem, e citado como “inafundável”, o navio “Titanic” afunda no Atlântico Norte. 1956 — Em Chicago, a 1ª demonstração do videotape. 2003 — O Projeto do Genoma Humano conclui o sequenciamento do genoma com precisão de 99,99%. 

FOTO DO DIA

WILSON CAMARGO, QUEM FOI?

O engenheiro Wilson Barros Camargo, em Vilhena, é a mais antiga do sul rondoniense. O homenageado foi o chefe do grupo responsável pela abertura do trecho Padronal (MT)/Vilhena/Pimenta Bueno, total de 287Kms, dos quais menos de 50 Kms em solo matogrossense.

A escola, que inicialmente funcionou em duas pequenas salas, teve sua instalação liderada pelo morador Wilson Coutinho, em 1960, quando o governador do Território, Milton Lima, e o diretor de Educação Ary Tupinambá Pena Pinheiro, assinaram o Decreto nº 353, criando a Escola Wilson Camargo.

O local era onde aconteciam atividades religiosas, reuniões comunitárias e local em que a população escolheu o morador Renato Coutinho dos Santos, como prefeito distrital. 

Ali, vez por semana, o 5º BEC realizava a “hora cívica”, com hasteamento da Bandeira do Brasil e canto do Hino Nacional.

Foto engenheiro Wilson Camargo/acervo Júlio Olivar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)