Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE AGOSTO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE AGOSTO - Gente de Opinião

Homenageio todos os pais – e às mães que são pais e mães ao mesmo tempo. Que São José, padroeiro das Famílias, vele por todos. 

HOJE É

Dia dos Pais (Data móvel). Dia do Cardiologista. Dia da Unidade Humana.  Dia do Combate à Poluição Industrial.

Católicos celebram São Maximiliano Maria Kolb, assassinado pelos nazistas.  São Eusébio. Santo Alfredo.

RONDÔNIA

1954 – O jornal Alto Madeira noticia que “Regressou Vitoriosa a Delegação Guaporeana”, na excursão a Ribeiralta (BOL), mas a matéria não informa os resultados dos dois jogos.

1969 - O Ato Institucional nº 11 retorna a eleição a vereadores no Território de Rondônia, onde só há dois municípios. Em Porto Velho, a última foi em 1926 e em Guajará-Mirim será a primeira.

BRASIL

1983 — Morre Alceu Amoroso Lima, crítico literário, escritor e líder católico brasileiro (n. 1893)

MUNDO

1956 - Morre o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, criador do teatro épico (n. 1898). 1959 — Nasce Magic Johnson, uma das cinco maiores lendas do basquete mundial. 1980 — Lech Wałęsa lidera greves nos estaleiros de Gdansk, na Polônia.  2010 – Começam os primeiros jogos olímpicos da juventude, em Cingapura.  

FOTO DO DIA

“Capitão Alípio – Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico”. O título do livro de Hugo Evangelista () resume o que representa para a população brasileira na fronteira com a Bolívia a figura daquele cidadão de pequena estatura, fala sempre baixa, “Um nome, uma lenda, jamais seria esquecido! O velho capitão ainda reina soberanamente nas nossas lembranças e viverá eternamente na nossa história como homem e como uma legenda, difícil de ser relegada a um segundo plano, até está sendo imortalizado em livros, um de minha lavra e outros de escritores já que estamos escrevendo sobre a sua trajetória, tão rica e tão emocionante”, resume o escritor Paulo Saldanha em https://www.gentedeopiniao.com.br/, dia 14.2.2010. () Academia de Letras de Rondônia e da Academia Gujaramirense de Letras.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)