Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE ABRIL!é


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE ABRIL!é  - Gente de Opinião

Correção – A foto de ontem nesta coluna é do fotógrafo Rosinaldo  Machado

RONDÔNIA

Em 1943 – Instalada a agência do Banco da Borracha (atual Banco da Amazônia, Basa). Seu gerente foi o sr. Raimundo Cantuária. Em 1945 – Pelo decreto-lei 7.420 o município de Santo Antonio deixa de existir e suas terras são incorporadas a Porto Velho. Dia 17 - 1996 — Morre o primeiro bispo de Rondônia, dom João Batista Costa.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Botânica. Dia Internacional dos Trabalhadores do Campo. Dia Internacional dos Hemofílicos. Católicos lembram São Roberto, São Simeão, São Justino e Santo Aniceto. 

FATOS

1521 – A dieta de Worms concede um dia a Martinho Lutero responder às acusações. 1790 — Morre Benjamin Franklin, inventor do para-raio.  1996 — No , da libertação da cidade de Montese, Itália. 1996 -  Morre Gabriel García Márquez, escritor e jornalista, colombiano. 2011- Game of Thrones,  série de sucesso da TV, apresenta seu primeiro episódio.  2016 — A Câmara dos Deputados aprova o relatório pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff. 

FOTO DO DIA

Início da década de 1950 – O time de voleibol feminino da Escola Normal Carmela Dutra, que jogava com equipes das escolas Duque de Caxias, Auxiliadora e Barão do Solimões. As atletas jogavam de bermudão à altura dos joelhos – as alunas do Carmela eram fiscalizadas pela diretora Marise Castiel, que verificava se ao entrar na escola a saia  estava “quatro dedos abaixo dos joelhos”, ou não entrava na aula. Na foto, nas extremas os professores Câmara Leme e Nélio Guimarães. As atletas (alto) Maria Helena Patitot, Lio Guimarães, Leuneude e Amazonina Guimarães; (em baixo) Inácia, Neguinha, Úrsula Maloney (levantadora) e Eunice Bassalo. (Informações das atletas Mª Helena Palitot e Úrsula Maloney)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)