Segunda-feira, 2 de maio de 2022 - 06h00

COMEMORA-SE
Dia Nacional do Ex-Combatente (BR). Dia Nacional da Ética. Dia Mundial do Atum (data ONU).
Católicos lembram Santo Atanásio, São Pio V, São Quirino, Beato Pedro Levita
RONDÔNIA
1929 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira é nomeado pelo Governo Federal para comandar o Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio (então Estado de Mato Grosso).
BRASIL
1500 —Pedro Álvares Cabral parte da baía de Cabrália seguindo sua viagem para as Índias. 1932 - Criação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2009 - Morre Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, criador do Teatro do Oprimido.
MUNDO
1611 — Em Londres, o Rei Jaime autoriza publicar a versão anglicana da Bíblia. 1933 - A aparição do monstro do lago Ness ganha os jornais pela 1ª vez. 1945 - A União Soviética anuncia a captura de Berlim. 1968 — França: início das manifestações estudantis de Maio de 1968 (o ano que “não terminou”). 1982 — Guerra das Malvinas: o submarino inglês afunda o cruzador “General Belgrano” (ARG), 323 argentinos mortos.
FOTO DO DIA arigós passando no busto de getúlio
1942 – O Brasil estava em guerra com a Alemanha e associados, e milhares de nordestinos – e poucos de outras regiões, atraídos por participar, na Amazônia, do esforço de guerra, produzindo borracha necessária para as tropas Aliadas, aceitaram deixar seus sertões e vir para a Amazônia, muitos para a região do Rio Madeira. As promessas eram muitas, inclusive folclóricas, como a de que aqui “dinheiro dava em árvore”, talvez uma forma poética de explicar que do trabalho na seringa poderiam ter dinheiro. Foi o segundo ciclo da borracha na região e muitos milhares nunca mais voltaram para suas terras, e a todos o Brasil ainda deve muito. Na foto, grupo de “arigós” passa em frente ao busto de Getúlio Vargas na entrada de Porto Velho, na estação da Madeira-Mamoré.
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)