Quinta-feira, 20 de março de 2025 - 07h43

RONDÔNIA
1940 - Um avião da “Condor”, na rota Porto Velho/Forte Príncipe (RO), foi atacado a flechadas ao passar sobre uma tribo indígena, próximo ao Forte.
1956 – O líder dos “cutubas”, ex-deputado Aluízio Ferreira pede ao presidente JK a exoneração do governador José Ribamar de Miranda, sem sucesso.
1976 – Primeira, e então única mulher eleita em Rondônia – vereadora em Guajará Mirim, a professora Aliete Morhy vai disputar a reeleição.
1981 – Porto Velho corre o risco de desabastecimento, devido a imensos atoleiros onde dezenas de caminhões estão “presos”, na BR-364, entre Cacoal e Ji-Paraná.
1983 – 1) A Polícia investiga a quadrilha que no Detran, “esquenta” documentos de carros. 2 – Uma rede de venda de drogas a estudantes foi descoberta no colégio Petrônio Barcelos - zona leste de Porto Velho.
20 – 1987 – O dinheiro para construir o CPA será usado na saúde, educação e outros serviços prioritários segundo o governador Jerônimo Santana.
FATO DO DIA
UMA QUEIXA PERTINENTE
É imenso o descaso que os órgãos oficiais ligados à cultura e à história de Porto Velho e de Rondônia, além da desinformação sobre os patronos de logradores nas nossas cidades, e o jornalista João Tavares Pinheiro tinha toda razão ao reclamar.
Figura histórica do nosso jornalismo, ativista social, orientador de muitos dos que dividimos com ele o espaço da velha redação do jornal Alto Madeira, desportista, Tavares, defendia a valorização da nossa cultura e figuras ilustres.
Suas crônicas realçavam a necessidade de se indicar nomes de nossos personagens para “apadrinhar” prédios e vias públicos, além de incentivar junto aos estudantes o conhecimento da cultura e da história regional.
Temos bairros com as ruas “batizadas” por um engenheiro a serviço da prefeitura, ou por um garimpeiro que deu uma ponta para botar nomes de mulheres dele no “Lagoinha” em ruas com nomes de Vera, Alba, Daniela e por aí afora. Quem foram? Prefeitura e vereadores “engoliram” e calaram.
Foto: Revista GOL editada pelos jornalista João Tavares
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA
O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)