Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de agosto de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de agosto de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – A firma Ascensi & Cia, produtora do documentário “Ouro Branco”, com imagens dos seringueiros e coletores de caucho do Rio Machado (RO), fará sessão especial em Porto Velho no Theatro Phenix.

1935 – Inaugurado o quartel da 3ª Cia de Fronteira, em Porto Velho.

1947 – O governador Joaquim Rondon pede à Fundação Sesp um projeto para implantar água encanada em Porto Velho.

1955 – O general Décio Escobar, comandante da 8ª Região Militar (Belém), inspeciona os contingentes do Exército em Porto Velho e Guajará-Mirim.

 1972 – Fundada em 1964, a empresa União Cascavel faz sua 1ª viagem na linha Paraná/Vila Rondônia (Ji-Paraná).

21 – 1982 – Começa a campanha para o 1º pleito estadual que elegerá vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, três senadores com candidatos do PMDB, PDS e PT – o governador continua nomeado.

1987 – Sem previsão de intervenção federal, oficiais da 17ª BIS inspecionam as vilas de Califórnia/Extrema(RO) invadidas pelo Acre.

1988 – Ao inaugurar o asfalto da Av. Jatuarana (PVh), o governador Jerônimo Santana não pede votos para o candidato de seu partido, PMDB, à prefeitura da capital, presente ao ato.

HOJE É

Início da Semana Nacional da Criança Excepcional. Dia Nacional da Habitação.  Dia Internacional de Lembrança e Tributo às Vítimas do Terrorismo.

Católicos celebram São Pio X,  

BRASIL

1853 - Morte de Maria Quitéria de Jesus Medeiros (n. 1792), heroína da Guerra da Independência. 1898 — Fundação do Vasco da Gama (RJ). 1989 - Morte do cantor Raul Seixas (n. 1945). 1954 — Inauguração do Parque Ibirapuera (SP).

MUNDO

1898 - William Seward Burroughs I (EUA) patenteia a 1ª máquina de somar. 1911 – O quadro “Mona Lisa” é roubado do Museu do Louvre, e recuperado 2 anos depois.

FOTO DO DIA

A ARTE NO INÍCIO 

Um caldeirão formado por gente de dezenas de países diferentes, vindas em razão da construção da EFMM, a vila de Porto Velho teve, em seu início muita atividade cultural, e com 2 anos de “vida” circulava um jornal próprio, o “The Porto Velho Times” (4.7.1909). 

Em 1913 em Sto. Antônio havia um coral formado “pelas melhores senhorinhas e senhoras da nossa melhor sociedade”, uma corporação musical, o panfleto “Bilontra” e o jornal “Extremo Norte”. Em Porto Velho, em 1915, circula o jornal “O Município” e em 1916 foi fundada uma Associação ligada à arte e à cultura. 

Tudo com muita participação comunitária e apoio da Madeira-Mamoré. Em 1919 Escola Municipal de Música recebeu instrumentos, doados pelos moradores Esron Menezes e José Soeiro, também usados pela Banda Marcial, em bailes, retretas e festas cívicas ou religiosas.

A senhora Labibe Bartolo, chegada à Vila Porto Velho em 1912, aos 4 anos, lembrava que na pré-adolescência ela se apresentou no cineteatro Phênix, em peças teatrais e em musicais.

A  EFMM gerou Porto Velho e contribuiu com sua formação cultural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)