Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia do Paraquedista. Dia do Enólogo. Dia do Protesto Mundial Contra o uso do Eletrochoque. Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Dia da Praça. Dia Internacional do Rádioamador. Católicos lembram São João Paulo II, Santa Maria Salomé e São Marcos.

FATOS: 451 — Adotado o Credo calcedoniano, tradicionalmemnte rezado pelos critãos, relativo à natureza divina e humana de Jesus. 1797 — André-Jacques Garnerin faz o primeiro salto de paraquedas registrado, de mil metros acima de Paris. 1807 — Acordo secreto com Londres prevê mudança da corte portuguesa para o Brasil. 1844 — O Dia do Grande Desapontamento: religiosos norte-americanos inspirados em profecias bíblicas esperavam o retorno de Jesus Cristo neste dia. 1909 — A aviadora francesa Élise Deroche é a primeira mulher a fazer um voo sozinha. 1912 — Início da Guerra do Contestado, na disputa por terras entre Paraná e Santa Catarina. 1938 — A primeira cópia xerográfica é feita, nos Estados Unidos. 1962 — Crise dos mísseis de Cuba: o presidente Kennedy anuncia identificação de armas nucleares soviéticas em Cuba e ordena um bloqueio contra Cuba. 1969 — É reaberto o Congresso Nacional do Brasil, fechado depois da publicação do Ato Institucional Número Cinco (AI-5). 1811 — Nasce Franz Liszt, compositor húngaro, cuja obra mais notável foi “Rapsódias Húngaras para Piano”. 1913 – Nasce Robert Capa fotógrafo de grandes fatos de várias guerras. 1929 – Nasce Lev Yashin o “Aranha Negra”, goleiro russo, considerado um dos três melhores de todos os tempos.  1954 – Morre o poeta Oswald de Andrade, organizador da “Semana Modernista de 1922”. 

FOTO DO DIA: Hoje é dia do Radioamador. Numa época em que nem telefonia funcionava direito, aliás nem tinha por esse lado do Brasil, os radioamadores e suas “pixiricas” – aparelhagens, prestaram imensos serviços de interesse público, como o morador Alcedo Marrocos (foto) e seu PY8 - ZD (Nova Zelândia/Dinamarca). A foto de hoje mostra o radioamador rondoniense Alcedo Marrocos, em sua “pixirica”, sendo um de seus bons trabalhos o apoio às empresas da construção da rodovia BR 29 (364). O radioamador conseguia saber das informações antes de todos, e muitas vezes ajudou a salvar vidas, buscando medicamentos ou ajudando a localizar pessoas. Hoje esse serviço praticamente desapareceu. “Alô....Câmbio.... Desligo!”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)