Domingo, 29 de maio de 2022 - 06h00

HOJE É
Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas. Dia do Ibgeano . Dia do Estatístico. Dia do Geógrafo. Dia Mundial da Saúde Digestiva.
Católicos lembram Santa Úrsula Ledochowska, São Maximino de Tréves, São Paulo VI, Beato Guilherme Arnaud.
RONDÔNIA
1998 – O primeiro administrador de Vila Rondônia, Abel Neves, falece em Ji-Paraná
BRASIL
2014 — Presidente do STF, primeiro ministro negro a ocupar a função e relator do Mensalão, Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria.
MUNDO
• 1453 — O sultão Maomé II conquista Constantinopla pondo fim ao Império Bizantino; para muitos o fato marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
1919 — A variação na posição de estrelas durante o eclipse solar total confirma a teoria da relatividade de Albert Einstein. 1953 — O Sherpa Tenzing Norgay e Sir Edmund Hillary são os primeiros a atingir o cume do Monte Everest. 2008 – O STF decide a liberação do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas.
FOTO DO DIA
Ele chegou em 1943, como outros milhares de nordestinos atraídos pela campanha “Mais Borracha para a Vitória”. Finda a 2ª Guerra Mundial decidiu ficar em Vila Rondônia para trabalhar como garimpeiro, e tornou-se o primeiro administrador da pequena comunidade colocada no mapa rodoviário brasileiro a partir de quando o presidente JK mandou abrir a BR-29. Nomeado administrador da pequena vila que originou o município de Ji-Paraná, o ex-seringueiro e ex-garimpeiro realizou a urbanização e abertura de ruas, foi fundador do Lions Clube, construiu o Mercado Municipal, o colégio “Marechal Rondon” e com outros constituiu a Savir, entidade que atuou de forma decisiva para conseguir recursos e o desenvolvimento da Vila que em 1977 passou a município de Ji-Paraná. Abel Neves – na foto com a esposa Berenice, ainda escreveu dois livros sobre a região “A Caminho de Ji-Paraná” e “Mitos e Fatos da Amazônia”. (F. Álbum de família)
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)