Segunda-feira, 5 de setembro de 2022 - 06h00

HOJE É
Dia da Amazônia (Lei nº 11.621/2007). Dia dos Irmãos. Dia Internacional da Caridade (ONU). Dia Internacional da Mulher Indígena.
Católicos celebram Santa Madre Tereza de Calcutá, Santo Aconto, São Nono, São Herculano, São Taurino
RONDÔNIA
1919 – Circula em Porto Velho o número 1 do jornal espírita A Luz da Verdade, primeiro veículo de comunicação de caráter religioso na região. 2019 – O governador Marcos Rocha sanciona Lei ratificando ato do 1º governador do Território do Guaporé, Aluízio Ferreira que em 1945, por decreto, designou Nossa Senhora de Nazaré padroeira de Rondônia.
BRASIL
1494 — Portugal ratificação do Tratado de Tordesilhas, com a Espanha. 1852 – O Amazonas passa a ser Província, desmembrada da Província do Pará. 1969 – A Junta Militar que governa o Brasil publica o AI-13, que prevê o banimento de basileiros do país.
MUNDO
1666 — Fim do Grande Incêndio de Londres: Dez mil prédios, incluída a Antiga Catedral de São Paulo, são destruídos. 1972 – Terroristas palestinos invadem alojamento da delegação de Israel e massacram vários atletas nos Jogos Olímpicos de Munique.
FOTO DO DIA
Entre 1909, quando saiu a primeira edição do jornal “The Porto Velho Times”, e 1912 quando foi a inauguração da estrada, mais dois outros jornais circularam na, hoje, capital rondoniense, sempre impressos na gráfica da construtora da ferrovia Madeira-Mamoré e, como tal, quase todas edições integralmente em língua inglesa. Um deles, o “The Porto Velho Marconigran”, edição de dezembro de 1910, no entanto, trazia em sua logomarca uma frase em espanhol, “La vida sin literatura y quinina es muerte”, talvez uma campanha de conscientização dos trabalhadores da obra de se prevenirem contra a malária, que naquele ano foi feita pelo cientista brasileiro Osvaldo Cruz, que veio a Porto Velho contratado pela empresa construtora para uma ação contra a malária.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)