Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de maio de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de maio de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – Porto Velho terá eleição suplementar em junho, para a vaga aberta com a renúncia do intendente (vereador) Bórgea de Sá.

 1926 – Dois mortos e vários feridos, foi o saldo do ataque de índios a uma colocação no Rio Pacas-Novos. A delegacia de Polícia de Guajará-Mirim registrou a ocorrência.

1954 – Portaria do prefeito Rafael Jayme Castiel, adverte que, conforme a CLT, o horário de trabalho em lojas comerciais e industriais será de 8 horas/dia, em 2 turnos de 4 hs cada.

 1976 – A Miss Rondônia 1976 receberá da Tourinho Corretora de Seguros uma apólice no valor de 1 milhão de cruzeiros, anunciou o coordenador do concurso, jornalista Vinícius Danin.

1987 – Técnicos do Banco Mundial vêm a Porto Velho analisar a aplicação de recursos do BM no projeto Polonoroeste, atividade que envolve vários órgãos estaduais e federais.

1991 – Acusado, pela deputada Raquel Cândido, de “lenocínio” e “lavar dinheiro do tráfico”, o deputado Nobel Moura respondeu com um soco em plena sessão da Câmara Federal.

HOJE É

Dia do Geólogo. Dia Mundial da Esclerose Múltipla.  Dia Mundial da Batata Frita. Dia do Decorador. Dia da Mulher Militar.

Católicos celebram Corpus Christi (que marca a morte e a ressurreição de Cristo), Santa Petronila, Santa  Difna, Santa Joana d’Arc, São Fernando de Castela,

BRASIL

1843 — D. Pedro II, 18 anos, casa-se com Teresa Cristina Maria de Bourbon (1822/1899). Em 2002 – Morre Mário Lago (n. 1911) ator e compositor, autor de clássicos da música brasileira. 1996 – Nasce a tenista Bia Hadad, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024. 

MUNDO

1416 — Acusado de heresia, Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira pelo Concílio de Constança,1903 – A bailarina Isadora Duncan (1877/1927) introduz a dança moderna, abandonando o rigor do balé clássico. 1909 – Nasce o clarinetista e músico de jazz Benny Goodman (+ 1986), o Rei do Swing. 

FOTO DO DIA

O DONO DO TERRITÓRIO

“Eleito, o deputado “casava e batizava” no Território pelos próximos quatro anos”, ouvi de moradores antigos sobre o poder que tinha o único deputado federal do Território do Guaporé (1944/56) e daí em diante Rondônia.

Na maioria das vezes o deputado indicava o governador ou agia para exonerá-los, e muitas vezes só sabia pelo foguetório dos adversários, tempo de disputas entre “cutubas” e “peles curtas”, que  vai de 1950 a 1962.

Politicamente Aluízio Ferreira foi o mais longevo “dono do Território”: diretor da Madeira-Mamoré (1931/1943, governador (1943/1946), e deputado federal (1947/51, 51/54 e 59/62).

“Cutubas” eram liderados por Aluízio, e “peles curtas” pelo médico Renato Medeiros (FOTO), uma disputa que praticamente perdeu força já em 1962 quando Aluízio se aposentou e com a cassação em 1964 de Renato.

Na eleição de 1966, já no pluripartidarismo que iria até 1979, a Arena (ex-cutubas), elegeu Paulo Nunes Leal derrotando o candidato do MDB (ex-peles curtas) Hegel Morhy, suplente que assumiu com a cassação de Renato em 1964.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)