Quarta-feira, 30 de março de 2022 - 06h00

COMEMORA-SE
Dia Mundial do Transtorno Bipolar
Católicos lembram São João Clímaco, São Joaquim de Fiore, São Quirino de Neuss
RONDÔNIA
2012 – A Agência Nacional de Energia Elétrica, autoriza a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, a iniciar a geração comercial de energia.
BRASIL
1922 – Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, comemorando o centenário da Independência.
MUNDO
• 240 a.C. – Primeiro periélio registrado da passagem do cometa Halley. 1842 — O éter etílico, como um anestésico, é usado pela 1ª vez em uma cirurgia (EUA) 1853 - Nasceu o pintor holandês Vincent Van Gogh. 1939 - O super-herói Batman apareceu pela 1ª vez na revista americana em quadrinhos Detective Comics.
FOTO DO DIA
Não era a terra “do leite e do mel”, mas era a oportunidade que a grande maioria dos que vinham de qualquer parte do Brasil, pela BR-29/364, em busca de concretizar o sonho de ter uma chance real de recomeçar. De Rondônia eles praticamente nada conheciam, apenas que a terra era de graça, o que era uma boa oportunidade. E lá eles vinham, de muitos lugares, com medo de índios, da malária e da selva, chegava alguns bem poucos de carros, outros de ônibus travestidos de “empresas de turismo”, mas a imensa maioria em carrocerias de caminhões, cobertos com uma lona, lotados de gente de todas as idades, mas que tinham apenas esperança, e muita vontade de trabalhar. Na foto, do “rondoniaqueridarondonia”, o caminhão acaba de estacionar em Cacoal, 1970, quando a cidade estava apenas começando.
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)