Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 31 DE JULHO! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 31 DE JULHO! RONDÔNIA - Gente de Opinião

Em 1910 – Atendendo relatório do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da ferrovia Madeira-Mamoré inicia a campanha  de quininização compulsória dos trabalhadores em seus vários acampamentos, para tentar prevenir ocorrências de malária.

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Campanha do Quilo (aos voluntários que colaboram para campanhas de arrecadação de alimentos). Dia do Orgasmo. Católicos lembram Santo Inácio de Loiola e Santo Justino de Jacobis. 

FATOS: 1492 — Os judeus são expulsos da Espanha quando o Decreto de Alhambra entra em vigor. 1498 — Em sua terceira viagem ao Hemisfério Ocidental, Cristóvão Colombo se torna o primeiro europeu a chegar à ilha de Trinidad. 1931 – Nasce o escritor Ignacio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras. 1944 – Morre Antoine de Saint-Exupéry,  escritor, autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”.  1954 — Nasce José Roberto Guimarães, único brasileiro tricampeão olímpico, treinador de vôlei. 1964 — A nave Ranger 7 envia de volta as primeiras fotos em close da Lua, com imagens 1 000 vezes mais nítidas que as já vistas de telescópios na Terra. 1971 — Programa Apollo: os astronautas da Apollo 15 se tornam os primeiros a andar em um veículo lunar. 

FOTO DO DIA: Localizada a 437 Km em linha reta de Porto Velho, a cidade amazonenses de Manicoré sedia uma mega festa que em como símbolo a melancia, de alta produção naquele município. Muitas pessoas se deslocam da capital rondoniense para o festejo que acontece no último final de semana de setembro. Acesso melhor é sair de Porto velho pela rodovia BR-319, asfaltada, até Humaitá (200KM) e daí um dia e meio de barco até Manicoré, onde a rainha da festa ganha, dentre outros prêmios, um banho de caldo de melancia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)