Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 3ª feira, 1 de NOVEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 3ª feira, 1 de NOVEMBRO - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Mundial do Veganismo, Dia do Sushi

Católicos celebram Dia de Todos os Santos,  São Cesário de Terracina

RONDÔNIA

1 – 1967 – O Governo do Território  concede à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Comara, duas áreas em Porto Velho, uma de 15 mil m2 entre as ruas Presidente Kennedy (atual Jorge Teixeira), Elias Goraieb, Pinheiro Machado e Duque de Caxias, para construção de casas a militares da FAB; a outra, de 4,5 milhões de m2 para construir um aeroporto - Belmont, hoje Governador Jorge Teixeira.

1 – 1983 – O anúncio de que o governador Jorge Teixeira, que não tem vice-governador, sairá de férias em janeiro abre a expectativa de que o cargo seja ocupado pelo deputado José Bianco, presidente da Assembleia Legislativa. 

BRASIL

1500 – Gaspar de Lemos nomeia “Baía de Todos os Santos” uma reentrância no litoral baiano.  1909 — Vicente Feola, técnico do Brasil campeão mundial de 1958 (m. 1975). Em 1965 – Editados os Atos Complementares 2 (trata de disposições transitórias até o estabelecimento de tribunais federais em 1ª instância) e o 3 (definia as formalidades para a aplicação da suspensão de direitos políticos e garantias constitucionais). 

MUNDO

1512 — Quatro anos fechada para pintura de seu teto, a  Capela Sistina, obra de Michelangelo, é exibida ao público. 1942 – Quatro séculos sendo usada como moeda no Brasil, o Réis é substituído pelo Cruzeiro.

FOTO DO DIA

“Aeroporto de Porto Velho” (foto), conhecido mais como “Aeroporto do Belmont”, construído em área da fazenda Maravilhas, doada pelo governo do Território em 1967 à Comara - Comissão de Aeroportos da Região Amazônica. Segundo o escritor Cláudio Feitosa, em 1966 a pista já estava asfaltada, e recebendo aviões de passageiros, mas a inauguração oficial só aconteceria a 16 de abril de 1969. Com o desenvolvimento de novas aeronaves, da quantidade de passageiros e de novas tecnologias, o “Belmont” precisou de outra estrutura e numa “parceria entre o Governo Federal e a contrapartida do governo de Rondônia, em 2002 o governador José Bianco inaugura o Aeroporto Internacional, agora denominado “Governador Jorge Teixeira de Oliveira”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)