Domingo, 4 de maio de 2025 - 08h00

RONDÔNIA
1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.
1921 – O governo de Mato Grosso passa a isentar de impostos a produção agrícola voltada para alimentos, beneficiando o município de Santo Antônio.
1942 – A Associação Guaporeense de Escoteiros abre inscrições para interessados em fazer “Curso de Chefe”.
1953 – A divisão de Segurança e Guarda do Território do Guaporé vai enquadrar na Lei de Contravenção quem soltar foguetes na zona urbana.
1984 – Para concluir a obra da hidrelétrica de Samuel depende da liberação U$ 39 milhões pelo governo federal.
1990 – A OAB/RO vai à Justiça contra a decisão do próprio Judiciário que aprovou o nome do juiz Antonio Cândido, na vaga aberta com o falecimento do desembargador Fouad Darwich, alegando que a vaga é de indicação da Ordem.
HOJE É
Dia Internacional do Bombeiro. Dia Mundial do Star Wars.
Católicos celebram Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe, Santa Antonina de Niceia, São Floriano, São Ciríaco, São José Maria Rúbio, São Peregrino Laziosi,
BRASIL
2000 — O Presidente Fernando Henrique Cardoso sanciona a Lei de Responsabilidade Fiscal. 1937 – Morre Noel (de Medeiros) Rosa (n. 1911), autor de clássicos como “Conversa de Botequim”.
MUNDO
1493 — O Papa Alexandre VI divide o Novo Mundo entre Espanha e Portugal ao longo da Linha de Demarcação. 1904 — Começa a construção do Canal do Panamá. 2000 – O vírus “i love you” paralisa sistemas de informática de todo o mundo.
FOTO DO DIA
AS SEDES DA PREFEITURA
Desde 1915, quando o município de Porto Velho foi instalado, sua prefeitura (àquela altura chamada “Superintendência”), desde 2017 localizada no “Prédio do Relógio”, já está em sua quinta sede.
Há 110 anos a solenidade de instalação do município foi na casa de um morador, na Rua dos Portugueses, atual Barão do Rio Branco, que também passou a ser a “Superintendência”, tendo como titular o major Fernando Guapindaia de Souza Brejense (FOTO).
A seguir a administração municipal passou a ser numa casa pertencente à empresa construtora da ferrovia Madeira-Mamoré – nenhuma mulher, apesar de algumas estarem presentes, assinou a ata de instalação.
Em 1924 a terceira mudança, para o prédio da Ladeira “Comendador Centeno”, onde funcionou até 1967 quando passou para o prédio denominado “Palácio 31 de Março” e “Presidente Tancredo Neves”.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA
O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)