Sexta-feira, 28 de outubro de 2022 - 11h57

HOJE É
Dia do Funcionário Público (Dec. 1.713/1939).
Dia Mundial do Judô. Dia da Engenharia da Aeronáutica. Dia Internacional da Animação.
Católicos reverenciam São Judas Tadeu, São Simão, Senhor dos Milagres, reverenciado em Lima.
RONDÔNIA
28 – 1956 - O general Jayme Araújo dos Santos assume o governo do Território, o 10º no cargo desde a criação do Território e o primeiro já com o nome Rondônia.
28 – 1960 - Sai de São Paulo, para Porto Velho, a Caravana Ford, grupo de veículos “Ford” comprados pelo governador Paulo Leal para o Território, chegando a Porto Velho 60 dias depois. De Cuiabá a Porto Velho o acesso foi pela rodovia BR-29, ainda nem inaugurada.
BRASIL
1933 – Nasce Manoel “Garrincha” dos Santos, bi mundial em 1958 e 1962 (m. 1983). Em 1978 – O presidente Ernesto Geisel inaugura a Rodovia dos Bandeirantes. 1982 – A Fundação Oswaldo Cruz anuncia a produção da vacina contra o sarampo no Brasil.
MUNDO
30 d.C – São Pedro se torna o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana (M. 67 d.C). 1860 – Nasce Jigoro Kano, atleta japonês, criador do “Caminho Suave”, que o mundo conhece porjudô (m. 1938). Em 1958 — É eleito o 261º Papa, João XXIII.
FOTO DO DIA
Com a BR (ainda 29) ainda em obras, o governador Paulo Nunes Leal mandou 30 funcionários do Território fossem a São Paulo, trazer uma comitiva de veículos da “Ford”, adquiridos pelo governo de Rondônia, e no dia 28 de outubro, logo após uma missa no pátio da Ford, o grupo, do qual faziam parte os motoristas Gervásio Feitosa e José Araújo o Bacu (na foto, à direita, o historiador Anísio Goraieb), “ganhou a estrada”, com uma comitiva de jornalistas – em Cuiabá retornaram. Para chegar, 60 dias depois em Porto Velho, a viagem exigiu coragem, especialmente a partir de Pimenta Bueno, onde o chefe Antônio Brasileiro passou o comando ao mecânico Eduardo Lima e Silva, o “seu” Dudu. De Pimenta a Ariquemes foi o trecho mais sofrido da viagem, com muita chuva, atoleiros etc, conforme narrou o jornalista Euro Tourinho, no Jornal Alto Madeira depois acompanha-los de Jaru a Ariquemes.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)