Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE DEZEMBRO! COMEMORA-SE


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE DEZEMBRO! COMEMORA-SE - Gente de Opinião

Dia Nacional da Assistência Social. Dia Nacional da Silvicultura. Dia Internacional da Aviação Civil. Dia Internacional do Médico Cirurgião Plástico. 

Católicos lembram Santo Ambrósio e Santa Ana (mãe de Samuel).

RONDÔNIA

1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a ferrovia Madeira-Mamoré, no século XIX e fracassou em ambas.

BRASIL

1866 — D. Pedro II abre a navegação dos rios Amazonas e São Francisco, e afluentes, aos navios mercantes de todas as nações. 1940 — O Presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro. 1966 — O presidente Castelo Branco reconvoca o Congresso Nacional para debater o projeto da nova Constituição. 1976 — É criada a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil. 1987 — A Unesco declara o Plano Piloto de Brasília “Patrimônio Cultural da Humanidade”. 1988 — Realizado com sucesso o 1º transplante simultâneo de coração e pulmão em um único receptor.

MUNDO

1676 — O astrônomo Ole Rømer determina a Velocidade da Luz  em 299.792.458 m/s.  1941 — O Japão ataca Pearl Harbour, o que faz os EUA entrar na II Guerra Mundial. 1990 — O Papa João Paulo II publica a encíclica Redemptoris Missio sobre a validade permanente do mandato missionário. 

FOTO DO DIA

Ainda com os velhos uniformes anteriores à II Guerra Mundial, militares do contingente do Exército baseados em Porto Velho, desfilam na Avenida Sete de Setembro nas celebrações da Independência em 1950, encerrando a programação,  observados, do alto de um barranco - provavelmente onde mais tarde foram construídos a Praça Rondon e o Fórum Ruy Barbosa, por populares e um grupo de  desfilantes que os antecederam. A primeira tropa do Exército a se instalar em Porto Velho em 1933, ao mesmo tempo que unidades em nível de pelotão foram designadas para Forte Príncipe de Guajará-Mirim. Chamados “contingentes especiais”,  subordinaram-se à Inspetoria dos Contingentes Especiais de Fronteira Guaporé-Mamoré, cujo inspetor era o Capitão Aluízio Ferreira, então Diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)