Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DEJUNHO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DEJUNHO! - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Mundial dos Oceanos. Dia do Oceanógrafo. Dia do Citricultor. 

Católicos lembram São Medardo, Santa Maria do Divino Coração, Santo Efrém (também venerado por Ortdoxos) 

BRASIL

1941 — Nasce (MG) José Fernandes de Oliveira, o Padre Zezinho, apresentador e cantor.  1964 – Suspensos os direitos políticos do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. 1997 — O tenista Gustavo Kuerten conquistou o primeiro título do torneio de Roland Garros. 2018 — Morre Maria Esther Bueno (* 1939), tenista heptacampeã de Grand Slams, chamada “Bailarina do Tênis). 

MUNDO

570 — Em Meca é fundado o Islã. 632 - Morte do líder religioso árabe Maomé, fundador do islamismo. 1887 — Patenteado o sistema de leitura de cartões perfurados, antecessor das calculadoras, criado por Herman Hollerith. 2004 — Ocorre o primeiro trânsito de Vênus pelo Sol do milênio.


FOTO DO DIA

Salto do Teotônio, Rio Madeira, onde a natureza perdeu outra vez para o progresso. Na metade do Século XVIII a região já era conhecida, batizada “Salto Grande”, também chamada Cachoeira do Gamon, Iaguerites e Padre Eterno. Segundo José Carlos Sá () Teotônio da Silva Gusmão, que se tornou patrono do local, era diplomata, importante nos resultados a favor de Portugal no Tratado de Madri, que alterou o Tratado de Tordesilhas, e foi nomeado para implantar um posto fiscal na localidade. A povoação foi criada com o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem do Salto Grande, No local da imponente queda d’água foi construída uma hidrelétrica e para isso foi destruído todo o espetáculo natural, os pedrais onde as pessoas iam pescar, ou só se maravilhar. () https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/jose-carlos-sa/cachoeira-de-teotonio). F. Amadeu Hermes/Rondônia Minha querida Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)