Domingo, 2 de outubro de 2022 - 06h05

HOJE É.
Dia Internacional da Não Violência (ONU). Dia do Quadro Complementar de Oficiais (EB).
Católicos celebram Dia do Anjo da Guarda
RONDÔNIA
1914 – O governador Jonathas Pedrosa, do Amazonas, sanciona a Lei 757 criando o município de Porto Velho, desmembrando do município de Humaitá.
2017 - O jornal “Tribuna Popular” (Cacoal), criado em 1979 torna-se, com o fim do “Alto Madeira”, o jornal mais antigo de Rondônia.
BRASIL
1924 — O empresário Assis Chateubriand compra o matutino carioca “O Jornal”, iniciando o grupo Diários Associados. 1932 – Fim da Revolução Constitucionalista, com a derrota paulistas. 1961 – Aprovada a implantação do parlamentarismo no Brasil. 1974 – Última partida de Pelé com a camisa do Santos, contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro. 1997 – Terceira e última visita do Papa João Paulo II ao Brasil. 1992 – Chacina no presídio do Carandiru (SP), com 111 detentos mortos.
MUNDO
1869 – Nasce Mohandas Karamchand Gandhi, indiano que o mundo conheceu por “Gandhi” (m. 1948). Em 1910 – Em Milão (Itália), ocorre o primeiro acidente entre dois aviões na história. 1924 - No jogo Argentina x Uruguai, o atacante Cesáreo Onzari (ARG) marca o 1º gol olímpico da história do futebol.
Mahatma Gandhi (1989-1948)
FOTO DO DIA
Em 1907 um povoado nascido, dentre outros motivos, devido a algumas rochas subaquáticas que impediam navios ancorarem em Santo Antônio, 7 km à montante, e cujo nome continua um mistério, assim como a data oficial de sua instalação, que cresceu dividido em duas partes, uma dirigida pela construtora da ferrovia Madeira-Mamoré, onde “a bandeira, a língua, a polícia, a moeda era o dólar, com jurisdição da beira do Rio Madeira até à hoje Avenida Presidente Dutra”, dizia o historiador Francisco Matias (foto), e a outra, construída por pessoas que não paravam de chegar, de todas as origens e profissões, inclusive as mulheres instaladas no espaço chamado “curral das éguas”. No povoado, que passou a ser chamado “Porto Velho”, ficava a estação principal da ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1914 o governador Jonatas Pedrosa assinou a lei passando o povoado à condição de município, há 108 anos.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)