Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

VITACHI, O PROCURADOR “LAMPIÃO”


Procurador do MP José Carlos Vitachi (d), falecido 5ª feira - Gente de Opinião
Procurador do MP José Carlos Vitachi (d), falecido 5ª feira

Em fins de 2004 o procurador-geral do Ministério Público rondoniense José Carlos Vitachi, certamente por indicação do meu amigo o jornalista Carlinhos Araújo então assessor de Imprensa do MP-RO, convidou-me a escrever um livro sobre a história do Ministério Público de Rondônia. Cheguei a sugerir o historiador Francisco Matias, mas acabei aceitando e no dia 5 de maio de 2005 o dr. Vitachi o apresentou. 

Como  ele próprio contou, em 1984 estava na procuradoria da prefeitura de Londrina (PR)  e tinha um sonho: conhecer Manaus, e nessa época estudava para os concursos dos MPs de Santa Catarina e do Paraná, quando por uma nota  no jornal Folha de Londrina sobre que o MP de Rondônia estava com inscrições abertas para compor a2ª turma de promotores. 

Veio, fez a prova e foi para Manaus, de lá regressando a Londrina, até que um telegrama de Porto Velho o informou que precisava vir para a segunda fase do concurso – que ele passou. Empossado, foi designado para Guajará-Mirim onde acabou ganhando o apelido com que o tratava o procurador-geral Edson Jorge Badra. 

VITACHI, O PROCURADOR “LAMPIÃO” - Gente de Opinião

Um domingo ele estava em casa quando foi chamado para acompanhar o juiz de Direito que ia numa diligência que envolvia até cárcere privado. “Levei a arma autorizada, um revólver 32, e ao chegar no local, uma empresa de mineração no garimpo do Arara, onde um homem estava obstruindo a ação do juiz e o ameaçando, alegando que era o chefe da segurança da empresa. Eu saquei o revólver e o abordei, desarmei e mandei conduzir para a delegacia em Guajará”.  

Dias depois, ao ler o relatório da ação, o dr. Edson Jorge passou a chamar o promotor Vitachi de “Lampião”.

Nesta sexta-feira o procurador do MP Jakson Abílio mandou mensagem que,  no dia anterior, meu amigo Vitachi teve sua Páscoa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991

1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui

O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)