Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 02/02/13


Opinião de Primeira - 02/02/13  - Gente de Opinião
 
SONHO DA CENSURA À IMPRENSA ESTÁ VIVO NO PT
 
 
 
Desde sua fundação, há mais de três décadas, o Partido dos Trabalhadores usou a imprensa, tanto os grandes veículos como os alternativos, para conspirar contra os governos de plantão durante todos esses anos. Cooptou, com sua ideologia à esquerda, grande parte dos formadores de opinião, a maioria por paixão às Opinião de Primeira - 02/02/13  - Gente de Opiniãoteses do finado comunismo e do socialismo à antiga e alguns outros por pura ignorância, usando cada espaço que podia ocupar para divulgar suas idéias. Mas, mais que isso, para criticar, denunciar, exigir cadeia para políticos corruptos, suspeitos ou, alguns, apenas por não concordarem com os ideais petistas. E agora, no poder, ao invés de dar à imprensa tratamento digno e democrático, o PT quer é amordaçá-la, porque parte dela não é petista e não quer saber dos ideais do partido. São dois pesos e duas medidas totalmente em confronto. Uma, quando a usou para seu próprio benefício. Outra, quando tenta impedir que ela, imprensa, seja usada contra seus interesses.
 
Nesta semana, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que parte da imprensa faz oposição extrapartidária ao governo e que combater esse tipo de oposição é um dos objetivos do PT. Dá pra acreditar que esse absurdo saiu da boca do maior dirigente de um partido do tamanho do PT, com sua ideologia que sempre foi em defesa da amplia, geral e irrestrita liberdade de imprensa? Pior é que Falcão traduz o que pensa a maioria dos seus companheiros. Sorte do Brasil que a companheira Dilma não quer nem ouvir falar em censura à imprensa. Já disse e repetiu isso inúmeras vezes, sob os olhares de censura (com o perdão do trocadilho) de parte dos seus parceiros de sigla. A verdade é que, se dependesse de muitos membros da cúpula petista, a censura aos meios de comunicação já teria sido instalada no país.
 
 
 
BOMBEIRO TRISTE
Triste coincidência: o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Caetano, é gaúcho de Santa Maria. Lá viveu grande parte da sua vida, estudou e tem muitos amigos. Até a sexta, dia 25, estava de férias na sua cidade. Menos de 24 horas depois de ter retornado a Rondônia, aconteceu a tragédia da Boate Kiss, que matou 236 jovens, muitos de famílias conhecidasdo coronel. Um de seus filhos mora e estuda em Santa Maria. Não estava na boate na noite da tragédia. O coronel Caetano chorou muito tantas perdas e ainda não se recuperou do choque.
 
 
PERIGO
Há, em Porto Velho, nada menos do que 44 casas de shows e boates, registradas no Corpo de Bombeiros e funcionando com os alvarás determinados pela legislação. Mas, afora esses, há outras dezenas de casas funcionando ilegalmente, muitas delas sem qualquer condição de segurança. Depois da tragédia de Santa Maria, também na Capital e em várias cidades do interior, a fiscalização será endurecida. No ano passado, os bombeiros fizeram sete mil vistorias. Nesse ano, esse número vai aumentar muito mais, certamente.
 
 
CASSOL CONCORRE
O senador Ivo Cassol percorre a mídia, para falar nas decisões judiciais que, segundo anunciam seus adversários, o tiram da disputa pelo Governo do Estado em 2014. Cassol nega que isso tenha acontecido e garante que vai ser absolvido em todas as instâncias superiores. Foi mais longe: disse que está sim pré candidato à sucessão de Confúcio Moura e que “há uma cobrança natural das pessoas que sentem saudades da minha gestão”. E alfinetou:“vou colocar novamente Rondônia nos trilhos”.
 
 
SIGILO ZERO
Jornalista tem mais é que divulgar as informações que chegam às suas mãos. Então, que não se culpe quem publica a notícia. A responsabilidade por vazamentos de conversas telefônicas autorizadas pela Justiça, é da Polícia Federal; de advogados irresponsáveis e de servidores de cartórios onde as transcrições são feitas. A verdade mesmo é que ninguém tem qualquer segurança ao falar ao telefone, mesmo que sua conversa não aponte para nenhum crime ou desvio de conduta. Falar ao fone é pedir para ser gravado e, mais dia, menos dia, ver sua conversa seja publicada.
 
 
OH, DÚVIDA CRUEL!
A rodoviária de Porto Velho será mesmo remodelada, como o projeto deixado pela administração do ex-prefeito Roberto Sobrinho? Se depender do atual prefeito, Mauro Nazif, não. Ele acha que o local não é o correto para a rodoviária e gostaria de vê-la construída bem longe do centro. O problema é que o projeto de ampliação e melhorias já está pronto e os recursos necessários, que vieram da União,já foram incluídos no orçamento. Se não forem usados para a obra a que estão destinados, podem ser devolvido aos cofres federais. Nazif ainda não decidiu o que vai fazer...
 
 
ESTATÍSTICA FRIA
Foram 173 mortes em acidentes de trânsito nas estradas federais de Rondônia e Acre, em 2012. Uma pequena queda em relação a 2011. Mas, que importam as estatísticas? A verdade é que 173 vidas foram consumidas, dezenas e dezenas de famílias choram seus mortos, filhos ficaram sem pais, esposas ficaram viúvas. Tantas histórias de vida perdidas, a maioria de gente jovem, deixa a todos que têm um pingo de responsabilidade com uma dor no peito. São números frios, mas histórias e dramas quentes, nessa tragédia diária do trânsito.
 
 
PERGUNTINHA
Quem será o próximo grande nome que vai surgir para surpreender o eleitorado, na próxima disputa em Rondônia?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Outro absurdo: canetaço transforma áreas em quatro cidades rondonienses num Parque Indígena

Outro absurdo: canetaço transforma áreas em quatro cidades rondonienses num Parque Indígena

            O terrorismo ambiental não para de atacar Rondônia. Nesta semana, mais uma surpresa desagradável: uma canetada do presidente Lula, sempr

Coautora da Lei Henry Borel, Jaqueline protesta contra o perdão judicial à mãe do menino assassinado pelo casal

Coautora da Lei Henry Borel, Jaqueline protesta contra o perdão judicial à mãe do menino assassinado pelo casal

          Quando a juíza Elizabeth Louro leu a sentença, condenando o psicopata Jairo Santos Júnior, o Jairinho, a mais de 43 anos de prisão, houve

Na América do Sul, mais de 258 milhões ainda são governados pela esquerda, mas os conservadores e direitistas reagem

Na América do Sul, mais de 258 milhões ainda são governados pela esquerda, mas os conservadores e direitistas reagem

           A direita já tem os governos da Argentina e do Chile. Ganhou agora no Peru, embora com um percentual de menos de 1 por cento. No próximo

Uma novela de violência, mortes, domínio do país e de proteção inacreditável aos “nossos bandidos”!

Uma novela de violência, mortes, domínio do país e de proteção inacreditável aos “nossos bandidos”!

Vamos por capítulos, embora um seja mais tétrico do que o outro. Prepare-se para se assustar!1-   Dois conjuntos habitacionais de gente muito pobre

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)