Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 16/10/11


Primeira Mão - 16/10/11 - Gente de Opinião
 
UM RECADO DIÁRIO AOS BRASILEIROS:
“VOCÊS SÃO MESMO UNS PANACAS”!
 
 A hipocrisia se transformou em lei no Brasil. A falta de respeito e de transparência, o discurso vazio, a conversa fiada tomou o espaço da verdade, da palavra honrada, do cumprimento das leis. O caso que envolve o governo brasileiro e a Fifa, é mais que sintomático. Da porta para fora, ou seja, para a opinião pública, todos os dias saem do Planalto e dos Ministérios declarações duras, avisando que não importam as leis da entidade que promove a Copa do Mundo: “aqui mandamos nós”, se repete para os ouvidos dos trouxas a toda a hora. Avisa-se que a legislação brasileira que impede a venda de bebidas em estádios e da meia entrada não serão desrespeitadas durante a Copa. Tudo jogo de cena. Tudo conversa mole. Tudo papo furado. Na verdade, para sediar a Copa de 2014, o Brasil baixou as calças para a Fifa - como vários outros países o fizeram - e aceitou todas as suas imposições. Sem negaciar. Sem negociar. Ou aceitava ou deixava de ser o país sede.
 
Para chegar a sediar um evento mundial deste porte, os países abrem mão de tudo. Com o Brasil não foi diferente. Enquanto alardeiam enfrentamentos duros contra a Fifa, só na mídia, os governantes, por baixo do pano, cumprem tudo o que prometeram a ela, quando nosso país foi escolhido para sediar a competição. Está, na realidade, fazendo sua parte dentro do foi acordado. Nada mais. Inclusive, no país campeão mundial em impostos, está isentando a Fifa de todos os tributos, antes, durante e depois da Copa. O que irrita, contudo, é esse papel de idiotas que insistem em nos fazer interpretar. Não seria mais decente, correto, transparente falar a verdade? Dizer que não tínhamos escolha. Que os compromissos foram feitos, não importa o que isso represente, porque mais importante é ter uma Copa do Mundo por aqui? Não. Eles fazem questão de nos fazer de besta. A prática é essa. Afinal, esse é o país do futebol. E dos que fazem questão de nos dizer todos os dias: “vocês são mesmo uns panacas”!
 
 
 
 
OXIGENAÇÃO
 
Não há nada melhor, para a oxigenação da democracia, do que a alternância no poder. A turma que comanda o Sintero, já está há mais de duas décadas à frente de uma das maiores entidades de trabalhadores do Estado. Está mais do que na hora de haver troca de comando. Como a entidade está em processo eleitoral, não poderia haver melhor momento para dar a outras pessoas, a oportunidade de conduzir o Sindicato. Porque, afinal, ele é apenas um sindicato. Não um feudo.
 
 
 
PENSANDO GRANDE
 
Não dá pra dizer que o governador Confúcio Moura não pense grande. Numa mesma semana, lançou um projeto nunca antes visto de apoio aos mais pobres; a obra do novo hospital de Pronto Socorro da Capital e, ainda, anunciou a construção de uma estrada gigantesca, que vai atravessar o Estado. Vai de Pimenteiras a Guajará Mirim. Confúcio está com a bola toda...
 
 
 
QUEM MANDOU?
 
Apareceu mais um assassino do senador Olavo Pires. Um já estava preso e contou como teria matado Olavo. Agora, apareceu outro, preso no Acre, dizendo que foi quem atirou. Na verdade, 21 anos depois, o que se quer saber é porque Olavo foi morto e quem mandou matá-lo. A essas perguntas vitais, do crime de outubro de 1009, ainda não se tem respostas.
 
 
 
Á APAE, NÃO!
 
A inversão de valores assusta, agride. Dinheiro para políticos, aumento nas vagas de Vereadores, supersalários de autoridades, obras da Copa do Mundo tem sobrando. Mas a APAE de Porto Velho, que precisa de uma casa para continuar atendendo suas crianças tão necessitadas, não consegue apoio algum. É uma tristeza, que inviabiliza que a gente sonhe com uma terra melhor para todos
 
 
 
SÓ NO PAPO
 
Por falar nisso, nossas cidades – como a grande maioria delas, no Brasil – continuam ignorando os deficientes. Aqui e ali surge alguma iniciativa, mas a verdade é que eles estão cada vez mais excluídos. Faltam ônibus especiais; as calçadas são sem acesso algum; prédios públicos e particulares ficam fora do alcance dos deficientes e por aí vai. Também nessa questão, há muito discurso e pouca realidade. Como sempre.
 
 
 
AS FEIAS QUE PERDOEM...
 
De vez em quando, pode-se comemorar o óbvio. O Conselho Nacional de Propaganda manterá o comercial com a linda Gisela Bundchen, que representantes da ala dos idiotas queriam tirar do ar. Parece uma bobagem, mas não é. Foi mais uma tentativa, em nome de argumentos que cheiram a palhaçada, de usar a censura na área das comunicações. Pena que se tenha perdido tempo com esse assunto.
 
 
 
E A LISTA CRESCE...
 
Vamos à lista (incompleta, certamente): Zequinha Araújo, Abelardo Castro Neto, Epifânia Barbosa, Fátima Cleide, Cláudio Carvalho, Mauro Nazif, Lindomar Garçon, Valter Araújo, Mário Sérgio, Miguel de Souza, Ivan da Saga, João Cahulla,. Mariana Carvalho, Jean Oliveira, Hermínio Coelho, Alexandre Brito. Todos incluídos na relação de pré candidatos à Prefeitura de Porto Velho. Quantos sobrarão, na reta final?
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quem será o campeão do Brasileirão 2011, o mais cheio de surpresas desde que o início da disputa por pontos corridos?

 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Outro absurdo: canetaço transforma áreas em quatro cidades rondonienses num Parque Indígena

Outro absurdo: canetaço transforma áreas em quatro cidades rondonienses num Parque Indígena

            O terrorismo ambiental não para de atacar Rondônia. Nesta semana, mais uma surpresa desagradável: uma canetada do presidente Lula, sempr

Coautora da Lei Henry Borel, Jaqueline protesta contra o perdão judicial à mãe do menino assassinado pelo casal

Coautora da Lei Henry Borel, Jaqueline protesta contra o perdão judicial à mãe do menino assassinado pelo casal

          Quando a juíza Elizabeth Louro leu a sentença, condenando o psicopata Jairo Santos Júnior, o Jairinho, a mais de 43 anos de prisão, houve

Na América do Sul, mais de 258 milhões ainda são governados pela esquerda, mas os conservadores e direitistas reagem

Na América do Sul, mais de 258 milhões ainda são governados pela esquerda, mas os conservadores e direitistas reagem

           A direita já tem os governos da Argentina e do Chile. Ganhou agora no Peru, embora com um percentual de menos de 1 por cento. No próximo

Uma novela de violência, mortes, domínio do país e de proteção inacreditável aos “nossos bandidos”!

Uma novela de violência, mortes, domínio do país e de proteção inacreditável aos “nossos bandidos”!

Vamos por capítulos, embora um seja mais tétrico do que o outro. Prepare-se para se assustar!1-   Dois conjuntos habitacionais de gente muito pobre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)