Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

17ª Brigada e 5º BEC garantem remoção de peças das locomotivas da EFMM

17ª BRIGADA E 5º BEC GARANTEM REMOÇÃO DE PEÇAS DAS LOCOMOTIVAS, TRENS E TRILHOS E PÕEM FIM A ROUBOS NA EFMM


Porto Velho, RONDÔNIA – Militares do 5ë Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), atendendo pedido da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (ASFEMM) iniciaram, na terça-feira, 21, os trabalhos de remoção das peças e engrenagens históricas da ferrovia para dentro dos armazéns e oficinas daquele complexo.

A ação da entidade é parte do calendário de trabalho da entidade antes que o ciclo da implementação das usinas seja concluído. Os trabalhos da ASFEMM, em parceria com os ministérios Públicos Estadual, Federal, IPHAN e o município, respectivamente, como os demais órgãos de controle voltados à conservação, preservação e revitalização do Complexo Ferroviário, “visa resgatar, limpar, higienizar e catalogar todo o patrimônio da EFMM”, afirmou José Bispo, 84, presidente da entida de.

De acordo com relatos do Vice-Presidente, George Teles, Carioca, “as peças permaneciam ao realento por mais de década continuas, sem os devidos cuidados das gestões passadas de governo e do município”. Para isso acontecer, ele disse, precisamos ir à 17ª Brigada e do seu Quartel General e deste ao Comandante do 5º BEC, Tenente Coronel, Emerson Moraes.

De imediato - e sem burocracia -, como de hábito faz ao ser chamado o Comando do Exército estadual, “um caminhão Munck se encontra no local com um grupamento sob o comando do Sargento Gama, realizando operações de resgate e transporte das peças, de um lugar para o interior das oficinas”, assinala Carioca.

São peças e engrenagens que formavam o conjunto estrutural das locomotivas, trens e trilhos, além de acessórios das composições desativados e que foram largadas no passado fora das oficinas, armazéns e galpões, hoje, cobiçados por funilarias, ferro-velho, tornearias e fundições espalhadas por todo o Estado e do país.

Com a missão de resgate de todo o acervo histórico da legendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), o Comando em chefe do 5º BEC, através da 17ª Brigada Militar, em Rondônia, mais uma, “configura-se como um dos mais fortes parceiros dos ferroviários em ajudar a mante em pé - e vivo - o principal cartão-postal dos porto-velhenses”, sublinha o Vice-Presidente da ASFEMM, George Teles.

A medida, segundo reiterou, “é parte do cumprimento da Portaria 231/2007, que dá competência ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Decreto-Lei 25/37, este assinado pelo Presidente Getúlio Vargas”,institutos que asseguram a proteção e preservação do conjunto histórico de todo o acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, respectivamente.

As peças, engrenagens e equipamentos oriundos das locomotivas, trens e trilhos, que estão sendo removidos do lado de fora para dentro das oficinas, segundo o presidente da ASFEMM, José Bispo,”uma vez dentro dos ambientes, cada unidade passará por um processo de limpeza e catalogação”.

- São conjuntos de rodados que pesam entre e 250 quilos a 2,5 toneladas, arrematou Carioca, ao agradecer ao Comando da 17ª Brigada Militar e por extensão ao Comandante do 5º BEC, Tenente Coronel, Emerson Moraes, por sua habitual atenção para com a preservação e conservação do principal cartão-postal dos porto-velhenses.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)